Folha de S. Paulo


Coleção Cozinhas do Mundo reúne em livro os temperos da culinária grega

Divulgação

No próximo domingo (3/7), é a vez das delícias da cozinha Grega chegarem até o leitor pela Coleção Folha Cozinhas do Mundo (R$ 18,90).

A multiplicidade de alimentos à mesa é uma tradição da culinária grega que vem dos tempos de Homero e que denota bem-estar e atenção para com os hóspedes.

Assim, num banquete típico grego, são servidos pequenos pratos de diversos tipos. Muitos deles (e suas variações) podem ser encontrados na Turquia e em países árabes que, como a Grécia, fizeram parte do Império Otomano.

No início da refeição são servidas as chamadas mezédes como os dolmades (charutinhos de folha de uva), pitákias (folhados com recheios diversos) ou a salada nacional, preparada com folhas verdes, pepino, azeitona, queijo feta e tomate.

Entre os pratos principais, o mais famoso é certamente a moussaka, feita com berinjelas e carne moída. Igualmente saborosos são o souvlaki (espetinho de carnes e vegetais) e o gyros, conhecido por aqui como "churrasco grego".

Os molhos desempenham um papel importante nessa cozinha. Eles são adicionados à comida para dar equilíbrio ao prato, ou servidos à parte com pão pita. No passado, os molhos que acompanhavam os assados serviam também para mascarar o sabor forte das carnes menos frescas.

No final da refeição, as sobremesas podem ser acompanhadas dos ótimos vinhos fortificantes nacionais. Há muitos doces de massa folhada com mel e frutas secas, como o kataifi, e também os lokum, espécie de bala de goma.


Endereço da página: