Folha de S. Paulo


Data que celebra obra de James Joyce é comemorada com eventos em SP

Eventos celebram anualmente o chamado Bloomsday, comemorado no dia 16 de junho, data em que Leopold Bloom, protagonista do livro "Ulisses", de James Joyce, perambula por Dublin. É nesse dia de 1904 que transcorre a ação do romance. Em São Paulo, a 29ª edição do Bloomsday será celebrada na Casa Guilherme de Almeida (r. Cardoso de Almeida, 1943, Pacaembu) nesta quinta (16).

A partir das 18h30, o espaço recebe palestras, leituras, apresentações musicais e teatrais para comemorar o dia, criado em São Paulo em 1988 por Haroldo de Campos, que participou de sua organização até sua morte, em 2003. O evento conta com uma homenagem ao poeta, com leitura dramática de trechos da peça teatral inédita "Graal, a Legenda de um Cálice".

Este ano é comemorado ainda o primeiro Bloomsday após os 50 anos da primeira tradução do livro para o português, feita por Antônio Houaiss, e o evento vai ter uma leitura de breves fragmentos do texto, feita por Maria Teresa Quirino.

Sim, Eu Digo Sim - Uma Visita Ao Ulysses De James Joyce
Caetano Waldrigues Galindo
l
Comprar

O primeiro evento na Casa é o lançamento, com sessão de autógrafos, do livro "Sim, eu Digo Sim - Uma Visita Guiada de James Joyce" (Companhia das Letras), de Caetano Galindo, autor da última tradução de "Ulisses", de 2012. No novo livro, Galindo destrincha capítulo a capítulo da obra de Joyce de forma didática.

Às 19h30, Marcelo Tápia e Aurora Bernardini falam sobre a história do Bloomsday em São Paulo, seguidos de duas canções que evocam Joyce. Após, Caetano Galindo dá uma palestra sobre "Ulysses" no Brasil.

Morto neste ano, o escritor e tradutor Boris Schnaiderman também é homenageado, com leitura de poemas russos modernos.

Uma apresentação de música instrumental irlandesa, com a Seim Anew Session Band, encerra o evento.


Endereço da página:

Links no texto: