Folha de S. Paulo


Ed Sheeran enfrenta ação de US$ 20 milhões por direitos de 'Photograph'

Dois músicos da Califórnia (EUA) estão processando o cantor e compositor britânico Ed Sheeran e pedem US$ 20 milhões pelos direitos autorais do hit romântico "Photograph", que alegam ter uma estrutura muito parecida com uma de suas músicas, segundo documentos judiciais divulgados nesta quarta (8).

A ação foi movida em um tribunal federal da Califórnia pelos produtores e compositores Martin Harrington e Thomas Leonard.

Os dois argumentam que a balada lançada por Sheeran em 2015 tem a mesma composição musical da canção "Amazing", que eles afirmam ter escrito em 2009 (compare abaixo).

O compositor Johnny McDaid, creditado como coautor de "Photograph", e as empresas Sony/ATV Music Publishing, Warner Music e sua subsidiária Atlantic Recording Corporation também respondem como réus no processo.

Representantes de Sheeran e McDaid, assim como as companhias citadas na ação, não responderam pedidos de comentários sobre o assunto.

Na acusação, Harrington e Leonard alegam que "Amazing" e "Photograph" compartilham 39 notas idênticas. Para eles, as semelhanças são "imediatamente reconhecíveis para o observador comum" (compare abaixo).

assista

assista

Os documentos destacam ainda que o sucesso de Sheeran já vendeu mais de 3,5 milhões de cópias em todo o mundo e integra a trilha do filme "Como Eu Era Antes de Você", lançado na semana passada nos EUA e que chegará no próximo dia 16 ao Brasil.

Ganhador de dois prêmios Grammy neste ano, Sheeran se tornou um dos artistas mais vendidos do Reino Unido nos últimos dois anos e já compôs para artistas como One Direction, Taylor Swift e Justin Bieber.

A canção de Harrington e Leonard se tornou um single do cantor britânico Matt Cardle, vencedor do reality show musical "The X Factor" em 2010.

O clipe de "Amazing" tem pouco mais de 1 milhão de visualizações no YouTube, enquanto o vídeo de "Photograph" já foi visto mais de 209 milhões de vezes.


Endereço da página:

Links no texto: