Folha de S. Paulo


crítica

'Rock em Cabul' usa preconceito para tirar sarro de muçulmanos

Rock em Cabul

Inspirada na história de Setara Hussainzada –jovem que desafiou as tradições do Afeganistão e se tornou a primeira mulher no país em um reality show musical, "Rock em Cabul" mobiliza um arsenal de preconceitos sobre a estupidez dos muçulmanos e a consequente superioridade ocidental capaz de destroçar as tênues intenções de criar um discurso de tolerância.

Richie Lanz (Bill Murray) é um promotor musical decadente que engana jovens de talento duvidoso. Representa a única cliente que lhe resta, a mediana cantora Ronnie (Zooey Deschanel). Sem melhores opções, aceita levá-la ao Afeganistão para se apresentar a soldados americanos.

Divulgação
Bill Murray em cena do filme
Bill Murray como um produtor musical em cena do filme "Rock em Cabul"

Cheia de reveses e peripécias, a aventura oferece uma chance de ouro a Lanz: com seu "olfato" de caça-talentos, ele descobre Salima (Leem Lubany), que canta como ninguém e sonha em se apresentar no tal reality. Mas ela vive numa aldeia conflagrada e tem um pai que é uma fera.

No meio do caminho, Lanz topa com alguns pitorescos compatriotas, como o mercenário Bombay Brian (Bruce Willis, na enésima paródia infeliz de seus papéis em filmes de ação), a prostituta Mercy (Kate Hudson) e dois traficantes de armas hedonistas (Danny McBride e Scott Caan).

A trama extravagante num contexto delicado como o do conflito no Afeganistão até poderia funcionar, mas a incompetência em ajustar as pretensões cômicas do roteiro põe tudo a perder.

Se há algum humor, ele está no começo do filme, com Lanz na Califórnia usando sua lábia para engrupir otários. Mas, quando a ação chega ao Afeganistão, o sarcasmo é por demais grosseiro e não funciona. As tradições do país são ridicularizadas sem qualquer inteligência crítica e com muito mau gosto.

E quando a história pretende ser levada a sério –a partir do surgimento de Salima– é tarde demais, pois a avacalhação já atingiu o pináculo.

ROCK EM CABUL
ROCK THE KASBAH
QUANDO: EM CARTAZ
ELENCO: BILL MURRAY, LEEM LUBANY, ZOOEY DESCHANEL
PRODUÇÃO: EUA, 2015, 14 ANOS
DIREÇÃO: BARRY LEVINSON


Endereço da página:

Links no texto: