Folha de S. Paulo


Prêmio SP de Literatura recebe 195 inscrições, 9,3% a menos que em 2015

Bruno Poletti/Folhapress
SAO PAULO, SP, 30.11.2015: Estevao Azevedo, escritor - Cerimonia de Entrega do Premio Sao Paulo de Literatura 2015. (Foto: Bruno Poletti/Folhapress, FSP-MONICA BERGAMO) ***EXCLUSIVO FOLHA***
Estevão Azevedo, ganhador do Prêmio São Paulo de Literatura em 2015 na categoria 'livro do ano'

A Secretaria de Cultura do Estado divulga no "Diário Oficial" de terça-feira (31) a quantidade de obras inscritas no Prêmio São Paulo de Literatura deste ano: 195 livros de 92 editoras, cujos autores são de 14 Estados. No ano anterior foram 215 títulos.

Entre os livros recebidos pela secretaria para a edição deste ano estão 38 autores temporariamente inabilitados por, por exemplo, falta de documentos. Eles têm cinco dias úteis para apresentar recurso.

Do total de inscritos, 89 estão na categoria "melhor livro do ano de autor não estreante" —cujo vencedor recebe prêmio de R$ 200 mil. Na edição de 2015, o vencedor foi Estevão Azevedo com "Tempo de Espalhar Pedras" (Cosac Naify).

Já nas categorias "autor estreante com até 40 anos" e "autor estreante com mais de 40 anos" —que pagam R$ 100 mil ao vencedor de cada—, foram inscritas, respectivamente, 59 e 46 obras. Há ainda um autor sem categoria e, por isso, temporariamente inabilitado.

No ano passado, Micheliny Verunschk, 43, foi escolhida a melhor estreante com mais de 40 anos com o romance "Nossa Teresa: Vida e Morte de Uma Santa Suicida" (Patuá). Já Débora Ferraz, 28, foi eleita a melhor autora estreante com menos de 40 anos pelo romance "Enquanto Deus Não Está Olhando" (Record).


Endereço da página:

Links no texto: