Folha de S. Paulo


'Mrs. Dalloway', de Virginia Woolf, concentra narrativa em um só dia

Divulgação
A escritora Virginia Woolf.*** NÃO UTILIZAR SEM ANTES CHECAR CRÉDITO E LEGENDA***
A escritora Virginia Woolf

Um dos nomes mais prestigiados do período entre as duas Guerras Mundiais, a inglesa Virginia Woolf (1882-1941) foi uma das renovadoras do romance no século 20, comparável ao irlandês James Joyce (1882-1941) e ao francês Marcel Proust (1871-1922).

Como eles, a autora também está na Coleção Folha Grandes Nomes da Literatura. O décimo volume da série é "Mrs. Dalloway", publicado originalmente em 1925. A narrativa transcorre em um único dia, outra aproximação possível entre ela e Joyce, cujo "Ulysses" utiliza o mesmo recurso.

Do momento matinal em que a personagem Clarissa Dalloway sai de casa para comprar flores até a festa que ela promove à noite, Woolf consegue condensar um jorro de questões existenciais, numa trama de muita complexidade psicológica.

Para Manuel da Costa Pinto, crítico literário e colunista da Folha que apresenta a obra na contracapa do volume, "são os fantasmas que se materializam ao longo desse dia, tanto no plano da ação romanesca quanto nos fluxos de consciência e na temporalidade cinematográfica (flashbacks e cortes alternando os pontos de vista das personagens), que fazem de 'Mrs. Dalloway' um retrato interior de sua época".

Cada livro da Coleção Folha custa R$ 19,90 nas bancas. Há possibilidade de comprar toda a série de uma vez ou em quatro lotes de sete livros.


Endereço da página: