Folha de S. Paulo


Relações contemporâneas e censura na Inglaterra guiam peças de festival

As ideias do dramaturgo que teve papel fundamental no fim da censura prévia na Inglaterra, na década de 1960, e uma peça sobre jovens urbanos são as montagens nacionais escolhidas para o 20º Cultura Inglesa Festival.

A programação de teatro do evento começa neste sábado (28), com "Eigengrau, no Escuro", da inglesa Penelope Skinner, dirigida pelo paulista Nelson Baskerville.

"Eigengrau" é uma palavra alemã para um certo cinza visto quando se fecha os olhos, mas o tom da peça é o humor negro. "Começa como crônica de costumes e acaba em tragédia", conta Baskerville.

No enredo, pessoas que vão morar junto sem se conhecerem, relacionamentos com desconhecidos e a solidão urbana. Questões contemporâneas e com "cheiro de cidade grande", segundo o diretor.

Lenise Pinheiro/Folhapress
Os atores Andrea Dupré e Daniel Tavare em cena de 'Eigengrau, no Escuro
Os atores Andrea Dupré e Daniel Tavare em cena de 'Eigengrau, no Escuro'

Tratar de temas que "falem do mundo em que estamos" foi um dos critérios usados pelos curadores do festival.

"A escolha não foi um recorte temático, mas a qualidade do projeto segundo critérios objetivos: além do tema, estrutura do texto, encadeamento etc.", diz o professor e pesquisador de teatro Alexandre Mate, um dos curadores.

Os personagens de Skinner, que também escreve para TV e cinema, poderiam ter saído de uma sitcom. Uma sonhadora que acredita em duendes e no amor verdadeiro que vai morar com uma feminista feroz; o "cara do marketing" que se muda com o perdedor acima do peso.

Dos cruzamentos entre os dois polos (o par feminino e o masculino) surgem os conflitos que revelam os buracos nos relacionamentos. "A trama faz você pensar que sempre pode sair de casa em um dia comum e algo completamente inesperado e trágico acontecer", diz Baskerville.

BOND

Já em "Material Bond", a outra montagem nacional do festival, a história real do dramaturgo Edward Bond é uma espécie de spoiler bem-vindo.

A peça versa sobre a visão de mundo de Bond. Aos 82, ele é o "velho terrível" do teatro inglês. Autor de mais de 50 peças, o dramaturgo, que tem recusado encenar seus trabalhos em grandes teatros britânicos, causou sua primeira polêmica em 1965, com "Saved", sua segunda peça.

Na época, a censura prévia vigorava na Inglaterra, e os censores quiseram retirar da montagem a cena em que um bebê é apedrejado até a morte.

Bond se recusou e foi processado, mas continuou suas "provocações". Sua obra seguinte tinha de uma rainha Vitória lésbica a canibalismo. Assim, atraiu a defesa de artistas e intelectuais, que conseguiram derrubar a censura.

Para Bond, socialista declarado, a arte cria sentido num mundo injusto e aparentemente irracional, diz Fernando Kinas, que assina roteiro e direção de "Material Bond". "Autobiografia", poema que abre a peça, diz: "Sou um cidadão de Auschwitz e um cidadão de Hiroshima. Mas também de um mundo justo ainda a ser construído".

A montagem, da Kiwi Companhia, é o que Kinas define como "teatro-documentário": feito com material não dramatúrgico por princípio.

No caso, o "Material Bond" é composto de cartas, textos analíticos, poemas e canções escritos pelo autor, apresentados em um tablado no meio plateia.

*

AGENDA A programação de teatro e dança do festival

NACIONAIS

EINGENGRAU, NO ESCURO
QUANDO sáb. (28), às 21h, dom. (29), às 18h
ONDE Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros, R. Deputado Lacerda Franco, 333, tel. (11) 3814-0100
QUANTO grátis; 16 anos

MATERIAL BOND
QUANDO qui. (9/6) e sex. (10/6), às 21h
ONDE Cultura Inglesa-Pinheiros
QUANTO grátis; 16 anos

INTERNACIONAIS

BROMANCE
A companhia londrina Barely Methodical Troupe fala dos relacionamentos masculinos com técnicas de circo e dança.
QUANDO sex. (10/6), às 21h, sáb. (11/6), às 16h e às 21h, dom. (12/6), às 18h
ONDE Centro Cultural São Paulo, r. Vergueiro, 1.000, tel. (11) 3397 4002
QUANTO grátis; 14 anos

TABEL BOOK ON THE IS
Esquetes de humor sobre o aprendizado de língua inglesa com jogos de palavras e interação com o público. A peça é encenada em inglês, sem legendas.
QUANDO ter. (31/5), às 20h30
ONDE Cultura Inglesa-Pinheiros
QUANTO grátis; 14 anos

DANÇA

CÉU DE ESPELHOS
Irupé Sarmiento e Samuel Kavalerski interpretam coreografia inspirada na canção "Lucy in the Sky with Diamonds", dos Beatles, e nos livros "Alice no País das Maravilhas" e "Alice Através do Espelho", de Lewis Carroll.
QUANDO sex. (27) e sáb. (28), às 20h, dom. (30), às 19h
ONDE Galeria Olido, av. São João, 473, tel. (11) 3331-8399
QUANTO grátis; livre


Endereço da página: