Folha de S. Paulo


Tom autobiográfico dita clássico de Dickens, volume da Coleção Folha

Divulgação
O escritor inglês Charles Dickens
O escritor inglês Charles Dickens

No primeiro domingo de junho (5), a Coleção Folha Minha Primeira Biblioteca leva às bancas a adaptação da obra de Charles Dickens "David Copperfield" (R$ 18,90).

Assinado por Eliana Martins e com ilustrações de Adilson Farias, o 16º volume da coleção conta a história do garoto David Copperfield, uma das mais célebres de Dickens. Escrita no século 19, a obra é considerada a mais autobiográfica do autor, que também teve uma infância difícil.

"Até por volta de uns nove anos, Charles Dickens viveu confortavelmente. Com a falência do pai, no entanto, que se crivou de dívidas e foi preso, a família passou por muitas necessidades. Sendo assim, Dickens foi trabalhar em uma fábrica de graxa; sendo seu salário o único da casa. Nessa época, passou por toda sorte de necessidades", diz a autora.

De forma similar, David Copperfield se deparou com todo tipo de dificuldade desde que era uma criança na Inglaterra. Seu pai morreu antes de seu nascimento; sua mãe, quando tinha dez anos. Logo após a perda materna, ele é enviado a Londres para trabalhar lavando garrafas numa importadora de vinhos.

Sua vida segue cheia de altos e baixos na vida adulta: um trapaceiro dá um golpe em seus amigos, sua tia perde tudo e David fica sem um tostão. Mesmo assim, sua amada Dora aceita se casar com o rapaz, que, como Dickens, descobre seu talento como escritor.


Endereço da página: