Folha de S. Paulo


Cantora americana processa Justin Bieber por plágio no megahit 'Sorry'

O megahit "Sorry' rendeu a Justin Bieber o topo das paradas, mas também um processo da cantora indie americana White Hinterland.

Ela afirma que o cantor e o produtor da música, Skrillrex, usaram sem pedir permissão um "riff vocal proeminente" de sua canção "Ring the bell" (compare abaixo).

Em um texto publicado no Facebook nesta quinta (26), Hinterland —cujo nome verdadeiro é Casey Dienel—, diz que deu entrada no processo contra o ídolo pop canadense e "as outras partes responsáveis" pelo suposto plágio. Veículos da imprensa americana confirmaram a ação judicial.

O riff em questão aparece no início e no refrão da música de Bieber. Ao "TMZ", Dienel afirmou que ele é repetido seis vezes na faixa. Segundo ela, também há semelhanças nas bases de teclado, baixo e percussão.

No Facebook, a cantora alega que seus advogados tentaram entrar em contato com Bieber, mas foram ignorados.

"Eles se recusaram até mesmo a conhecer minha reivindicação, apesar da obviedade da semelhança", escreveu. "Justin Bieber é o maior artista do mundo, e tenho certeza de que ele e sua equipe irão me atacar. Mas não tive outra opção. Acredito que tenho a obrigação de defender a minha música e a minha arte."

"Sorry" ficou no topo das paradas por semanas em vários países, incluindo EUA e Reino Unido. O clipe da música no YouTube tem mais de 1,4 bilhão de visualizações.

Bieber e Skrillrex ainda não comentaram o assunto.

*

Compare as duas músicas:

assista

assista


Endereço da página:

Links no texto: