Folha de S. Paulo


Primeiro romance de James Joyce está no oitavo volume da Coleção Folha

Reprodução
O escritor James Joyce (1882-1941), autor de
O escritor James Joyce (1882-1941)

Alguns dos 28 volumes que formam a Coleção Folha Grandes Nomes da Literatura podem servir como porta de entrada para o universo ficcional e estilístico de seu autor. É o que ocorre no caso de "Retrato do Artista Quando Jovem", de James Joyce, que chega às bancas no próximo domingo (22).

O primeiro romance do escritor irlandês chega perto da autobiografia ao relatar os passos de Stephen Dedalus, alter ego do autor, que se revolta contra dogmas católicos e as convenções da sociedade da época.

REALISTA

Joyce começou a escrevê-lo em 1903, aos 21 anos, num projeto ambicioso de contar sua vida de modo realista.

Ele foi alterando a obra até finalizar o texto publicado pela primeira vez em 1916. Enquanto o personagem se modifica com o passar do tempo, Joyce também muda a maneira de narrar sua história.

Depois o autor se transformou no grande nome da literatura inovadora da primeira metade do século 20, com o lançamento dos revolucionários "Ulysses" (1922) e "Finnegans Wake" (1939).

Cada livro da Coleção Folha Grandes Nomes da Literatura custa R$ 19,90. Há possibilidade de comprar toda a série de uma vez ou em quatro lotes de sete livros (leia ao lado). (thales de menezes)


Endereço da página: