Folha de S. Paulo


Além de Nobel de Literatura, Flip terá Knausgard e Irvine Welsh em 2016

Depois de criar expectativas e cancelar sua participação na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), em 2013, o escritor noruguês Karl Ove Knausgard —sensação mundial com o ciclo de romances "Minha Luta" (Companhia das Letras)— volta a figurar entre os autores confirmados do evento literário.

A Flip anunciou sua programação de 2016 na manhã desta terça-feira (3), em entrevista coletiva no Museu do Futebol. O evento, que dessa vez vai homenagear a poeta carioca Ana Cristina César (1952-1983), acontece de 29 de junho a 3 de julho.

Na época da Flip, o norueguês vai lançar o quarto volume de sua série de romances. O autor terá uma mesa só para si, no dia 1º de julho, às 17h15.

Maria Teresa Slanzi/Divulgação
O escritor norueguês Karl Ove Knausgard
O escritor norueguês Karl Ove Knausgard

Além de Knausgard, outro grande nome na programação deste ano que ainda não havia sido divulgado é o do escocês Irvine Welsh, autor de "Trainspotting" (Rocco).

O escritor participa da mesa "Na Pior em Nova York e Edimburgo", no dia 30 de junho, com o americano Bill Clegg, autor de "Retrato de um Viciado Quando Jovem" (Companhia das Letras). Dois autores que têm no uso de drogas parte importante de sua obra.

Como foi antecipado pela Folha, a escritora bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, ganhadora do Nobel de literatura em 2015, também vai participar da programação. Ela terá uma mesa só sua, no dia 2 de julho. É a primeira vez que a Flip consegue trazer o ganhador do Nobel do ano imediatamente anterior ao evento literário.

BIÓGRAFOS DE TRAFICANTES

Outro convidado estrangeiro que não havia sido anunciado é o jornalista britânico Misha Glenny, que ano passado lançou "Nemesis - One Man and the Battle For Rio" (o livro sairá no Brasil pela Companhia das Letras como "O Dono do Morro") —no qual conta a história do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, que comandou durante anos a favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

Glenny participa de uma mesa com o jornalista Caco Barcellos, biógrafo do traficante Márcio Amaro de Oliveira, o Marcinho VP, que comandou a favela Santa Marta e morreu em 2003.

Jeff J Mitchell-31.ago.2010/Getty Images/France Presse
ORG XMIT: 95700877 EDINBURGH, SCOTLAND - AUGUST 31: Author Irvine Welsh poses at the Dominion Theatre as he returns for an exclusive screening of 'Trainspotting' on August 31, 2010 in Edinburgh, Scotland. Trainspotting author Irvine Welsh has returned to his hometown before tomorrow's exclusive screening and Q&A session of the film. The event, organised in association with Edinburgh based charity 'Scottish Love in Action', will celebrate the organisation's 10th anniversary. (Photo by Jeff J Mitchell/Getty Images) *** Local Caption *** Irvine Welsh <M> ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***</M>
O escritor escocês Irvine Welsh

A guerra da Síria e a crise dos refugiados na Europa será tema de uma mesa com o poeta sírio Abud Said, atualmente asilado na Alemanha, e a repórter especial da Folha Patrícia Campos Mello.

Também estão na programação do evento os colunistas da Folha Tati Bernardi, que conversará com o autor e humorista português Ricardo Araújo Pereira (um dos criadores do grupo Gato Fedorento), e J.P. Cuenca, que dividirá o debate com a mexicana Valeria Luiselli.

Neste ano, o curador Paulo Werneck volta a apostar em temas que deram certo nos últimos anos: ciência e sexo.

A mesa científica deste ano terá o neurocirurgião britânico Henry Marsh, acompanhado da neurocientista brasileira e colunista da Folha Suzana Herculano-Houzel.

No front do sexo —ano passado, fez sucesso a mesa de Reinaldo Moraes e Eliane Robert Moraes—, a Flip realiza o debate "Sexografias", com a escritora peruana Gabriela Wierner e a brasileira Juliana Frank.

A mesa de abertura contará com o poeta Armando Freitas e o cineasta Walter Carvalho.

RANKING DAS EDITORAS

O ranking de editoras convidadas traz, como de costume, a Companhia das Letras na liderança, com 13 autores convidados. Depois da casa paulistana, seguem a Planeta (4), a 7Letras (3) – com Rocco e Verso Brasil empatadas na quarta colocação, tendo dois autores cada.

Entre as casas com apenas um autor na lista estão Intrínseca, e-Galáxia, Azougue, Boitempo, Annablume, NVersos e Gustavo Gilli. Na mesmo situação, estão Civilização Brasileira (do Grupo Record), Casa da Palavra (do grupo Leya), Editora 34, Tinta-da-China e Contraponto.

Há quatro nomes sem editora no Brasil ou que não têm previsão de lançamento de livros pra a Flip: a peruana Gabriela Wierner, Guto Lacaz, Walter Carvalho e Suzana Herculano-Houzel. Esta tem um livro previsto pela editora americana MIT Press, ainda sem notícias de quando deve sair no Brasil.

Para fazer o ranking, a Folha considerou, em primeiro lugar, qual editora publicará algum livro dos convidados por conta da Flip. No caso dos autores sem lançamentos previstos, considerou-se a última casa na qual o autor teve alguma obra publicada.

No caso de dois autores de trajetória acadêmica, com livros pulverizados por várias editoras, levou-se em conta as casas que têm a maior parte de sua obra —caso de Vilma Arêas e Kenneth Maxwell, considerados como autores da Companhia das Letras.

O americano Benjamin Moser foi contabilizado como autor da Rocco, da Planeta e da Companhia das Letras —porque tem livros por cada uma delas para serem divulgados no evento literário paratiense.

*

Confira a programação completa:

29 de junho, quarta-feira

19h | sessão de abertura

"Em tecnicolor"
Armando Freitas Filho
Walter Carvalho

19h45 | sessão de cinema

"Manter a Linha da Cordilheira sem o desmaio da planície"
de Walter Carvalho
88 minutos

21h45
Sarau

30 de junho, quinta-feira

10h | mesa 1

"A teus pés"
Annita Costa Malufe
Laura Liuzzi
Marília Garcia

12h | mesa 2

"Cidades refletidas"
Francesco Careri
Lúcia Leitão

15h | mesa 3

"Os olhos da rua"
Caco Barcellos
Misha Glenny

17h15 | mesa 4

"Histórias naturais"
Álvaro Enrigue
Marcílio França Castro

19h30 | mesa 5

"Matéria cinzenta"
Henry Marsh
Suzana Herculano-Houzel

21h30 | mesa 6

"Na pior em Nova York e Edimburgo"
Bill Clegg
Irvine Welsh

1º de julho, sexta-feira

10h | mesa 7

"Breviário do Brasil"
Benjamin Moser
Kenneth Maxwell

12h | mesa 8

"A história da
minha morte"
J.P. Cuenca
Valeria Luiselli

15h | mesa 9

"O show do eu"
Christian Dunker
Paula Sibilia

17h15 | mesa 10

Encontro com
Karl Ove Knausgård

19h30 | mesa 11

mesa a confirmar

21h30 | mesa 12

"Sexografias"
Gabriela Wiener
Juliana Frank

2 de julho, sábado

10h | mesa 13

Encontro com Leonardo Froés

12h | mesa 14

"De Clarice a Ana C."
Benjamin Moser
Heloisa Buarque de Hollanda

15h | mesa 15

"Encontro da arte
com a ciência"
Arthur Japin
Guto Lacaz

17h15 | mesa 16

Encontro com Svetlana Aleksiévitch

19h30 | mesa 17

"O falcão e a fênix"
Helen Macdonald
Maria Esther Maciel

21h30 | mesa 18

"O palco é a página"
Kate Tempest
Ramon Nunes Mello

3 de julho, domingo

10h | mesa 19

"Síria mon amour"
Abud Said
Patrícia Campos Mello

12h | mesa 20

"Mixórdia de temáticas"
Ricardo Araújo Pereira
Tati Bernardi

14h | mesa 21

Sessão de
encerramento:
"Luvas de pelica"
Sérgio Alcides
Vilma Arêas

16h | mesa 22

Livro de cabeceira

Veja a programação da Flipinha:

30 de junho, quinta-feira

9h

Mesão: desafios
literários
participação dos
autores convidados

10h30

"Caderno de segredos"
Angela-Lago
Lázaro Ramos

1º de julho, sexta-feira

9h

Quando música
e literatura contam
histórias
Estêvão Marques
Palavra Cantada*

10h30

Diálogos texto e imagem
*Aline Abreu8
Patricia Auerbach

2 de julho, sábado

9h

Teia de histórias
Ana Luísa Lacombe
Eliane Potiguara

10h30

Histórias de arrepiar!
Alexandre de Castro Gomes
Ernani Ssó

3 de julho, domingo

9h

Encontro com Guto Lacaz

10h30

Histórias parceiras
Blandina & Lollo
Laura Castilhos

12h

A poesia do cotidiano
e suas histórias
Celso Sisto
Selma Maria


Endereço da página:

Links no texto: