Folha de S. Paulo


Cate Blanchett se torna embaixadora da ONU para refugiados

Anne-Christine Poujoulat/AFP
A atriz australiana Cate Blanchett durante coletiva de imprensa do filme 'Carol', no Festival de Cannes em 2015
A atriz australiana Cate Blanchett durante coletiva de imprensa do filme 'Carol', no Festival de Cannes em 2015

A ganhadora de dois Oscars Cate Blanchett foi nomeada nesta segunda-feira (2) embaixadora da boa vontade da agência de refugiados da ONU (Organização das Nações Unidas).

O anúncio ocorre poucos dias depois de a atriz, conhecida pelos papeis em "Blue Jasmine", "O Aviador" e outros, retornar de uma missão à Jordânia, onde participou de uma operação humanitária para ajudar pessoas que fogem do conflito na Síria.

"Estou profundamente orgulhosa de assumir esse papel", afirmou a atriz, em comunicado divulgado pela ONU.

"Nunca houve um momento mais importante para trabalhar a favor dos refugiados e mostrar solidariedade. Estamos passando por uma crise sem precedentes, e esta deve ser uma responsabilidade compartilhada mundialmente."

Estima-se que cerca de 60 milhões de pessoas em todo o mundo tenham sido forçadas a deixar seus países de origem para fugir de guerras e perseguições —o número é o maior desde a Segunda Guerra Mundial.

O conflito na Síria é o maior responsável pela crise migratória, com 4,8 milhões de refugiados, segundo a ONU.

Blanchett é uma defensora da causa e trabalha junto à agência de refugiados há mais de um ano. Em 2015, ela viajou ao Líbano para atender e ouvir histórias de sírios que arriscaram suas vidas em viagens perigosas em busca de segurança.

Filippo Grandi, alto comissário da ONU para Refugiados, disse que a atriz "já demonstrou grande compromisso com a causa" e que está "ansioso para vê-la inspirar muitas pessoas em seu novo papel".


Endereço da página: