Folha de S. Paulo


Pandemônio sonoro, Fat White Family é presente dos ingleses ao legado punk

Divulgação
A banda inglesa Fat White Family
A banda inglesa Fat White Family

"Por que você ainda está vestido?", gritou alguém da plateia no meio do show da banda inglesa Fat White Family, na terça (19) à noite em São Francisco. Estamos em mais um concerto de nossa temporada pela Califórnia e já temos um candidato a uma das melhores apresentações desta série. Se não um dos melhores, possivelmente um dos mais contundentes.

O berro se referindo à manutenção da roupa em cena foi em direção ao vocalista do Fat White Family, o figuraça Lias Saoudi que, sim, àquela altura do show, lá pela sexta música, ainda estava vestido. Só de calça e sem camisa, depois de se banhar várias vezes com cerveja e algumas incursões para cantar no meio do público em uma roda de pulos e chutes como a dos punks.

Por mais que a banda seja recente e tenha lançado em janeiro seu segundo álbum, "Songs for Our Mothers", os shows não são novidade nos EUA nem na Califórnia.

E quem já frequentou um deles sabe que pode encontrar um pandemônio sonoro e comportamental. A algazarra promovida pelo Fat White Family não é tal qual os três acordes do punk de outrora. O sexteto toca com qualidade –impressionante pela idade de seus integrantes, com menos de 30 anos.

Ouça no spotify

No meio da bagunça visual do grupo é possível ouvir um coquetel de influências bizarras e às vezes não sociáveis, que vão de Sex Pistols a Velvet Underground, Pogues a Black Lips, The Fall a Slaves. Punk e pós-punk. O velho e o novo.

Aliás, ter um grupo tão jovem e pulsante como o Fat White Family na cena britânica atual é um dos melhores presentes que os ingleses dão ao punk, no aniversário de 40 anos do movimento em 2016. Uma das referências é a negação da moda, quando seus seis componentes decidem tirar a roupa em show.

A última música no show de anteontem no Social Hall, espécie de salão de baile com capacidade para 600 pessoas, foi o pequeno hit "Bomb Disneyland", apropriadamente punk para ser tocada nos EUA, paranoicos com terrorismo. Em conexão direta com o "Dismaland", a sátira em forma de parque de diversões desenvolvida pelo artista de rua inglês Banksy.

Que banda interessante, essa Fat White Family!

O jornalista LÚCIO RIBEIRO viajou a convite da organização VisitCalifórnia


Endereço da página: