Folha de S. Paulo


Haruki Murakami cria fundo para ajudar vítimas de terremoto no Japão

O popular escritor japonês Haruki Murakami anunciou nesta quarta-feira (20) a criação de um fundo de ajuda às vítimas dos fortes terremotos que atingiram, na semana passada, o sudoeste do Japão.

"Quero fazer uma pequena coisa útil. Estou muito preocupado", justificou o autor de "1Q84", em entrevista à revista "Crea".

Mais de 40 pessoas morreram e cerca de 1.500 ficaram feridas em decorrência da série de tremores que afetou o país. O epicentro do terremoto foi próximo à cidade de Kumamoto, que fica a cerca de 900 km ao sul de Tóquio.

John Macdougall/AFP
Japanese writer Haruki Murakami poses with his trophy prior to an award ceremony for the Germany's Welt Literature Prize bestowed by the German daily Die Welt, in Berlin on November 7, 2014. AFP PHOTO / JOHN MACDOUGALL ORG XMIT: JDM020
O escritor Haruki Murakami recebe prêmio em Berlim concedido pelo jornal ‘Die Welt’

Na mensagem à publicação, ele divulgou dados bancários para quem quiser colaborar com a iniciativa.

Murakami —que raramente dá declarações públicas ou responde solicitações da imprensa— costuma reagir a movimentos sociais ou tragédias de grandes proporções.

Em 2013, ele escreveu para a revista "The New Yorker" um artigo pungente sobre o atentado que matou três pessoas e feriu 264 na Maratona de Boston.

Em uma cerimônia de premiação na Espanha, expressou sua posição antinuclear após o acidente de Fukushima, em 2011. Em 2014, apoiou a revolta estudantil em Hong Kong.

As consequências de um grande terremoto são tema de seu livro "Depois do Terremoto", escrito após os tremores que mataram 6.400 pessoas na cidade de Kobe, também no Japão, em 1995.


Endereço da página:

Links no texto: