Folha de S. Paulo


'Para dar opinião bunda, melhor não dar', diz Anitta sobre crise política

"Gente, tá todo mundo me pedindo ingresso. Gente que nem conheço", desabafou Anitta, jogando-se em um sofá no camarim da casa de shows Barra Music, no Rio. Naquela noite de quinta-feira (7), ela estreava a turnê de "Bang", seu terceiro álbum.

Os pedidos chegavam via WhatsApp em seu smartphone Samsung, patrocinadora da cantora. Anitta não pode teclar no iPhone.

Ao seu lado, uma mesa com frios, frutas e água. De dieta, não encostou nos petiscos e pediu comida japonesa. Pede para as assistentes –devorando escondidas cheesebúrgeres com batata frita– comerem fora de suas vistas. Anitta não pode comer fast food.

No camarim, encontrou uma lata de refrigerante vermelha. Mas ela é patrocinada pela Pepsi. Anitta não pode tomar Coca-Cola.

Codinome de Larissa de Macedo Machado, ela manda em 40 funcionários –checa a informação em uma planilha no smartphone. Ninguém manda em Anitta (com exceção, é claro, da Samsumg, da Pepsi e da dieta).

Empresária de si própria desde 2014, ela dá a palavra final em tudo: do cenário e direção musical da turnê à maneira como o maquiador deve pincelar sua pálpebra. Dirige ela mesma seu Range Rover branco, de R$ 200 mil.

"Boa parte do tempo você me vê no celular. Tenho aqui todos os grupos da minha empresa", mostra, deslizando o indicador pela tela do WhatsApp. "E todos os meus patrocinadores, com que falo pessoalmente."

O aparelho é o maior protagonista de sua rotina –ri ao receber uma mensagem de áudio do pai, dizendo que ela merecia um Oscar pelo clipe de "Essa Mina É Louca", lançado em janeiro.

Anitta não revela quanto recebe das patrocinadoras. Mas cobra R$ 50 mil para aparecer em um post publicitário em suas próprias redes sociais.

BOCÃO

Em março, a cantora dominou as manchetes de fofoca, após um preenchimento labial. Nas redes, foi apelidada de "bico de pato". Além dessa intervenção estética, já remodelou o nariz, fez lipoaspiração e diminuiu o tamanho dos seios.

Ela diz não se sentir digna de tal espaço no noticiário. "Era irrelevante. Gente, aquela era a semana da crise política. E a capa era eu? Como a capa não era a crise política?", sobre a qual diz não ser capaz de opinar.

"Não conheço a história da política, não me interesso, não gosto. Não estudei a vida da Dilma para saber se ela fez X, Y ou Z. Não estudei a vida do Lula. Não estudei a vida do PSDB. Se der opinião, estarei indo pela cabeça de outras pessoas, que nem sei se estudaram. Prefiro nem falar. Se for para dar opinião bunda, é melhor não dar."

Hoje com 23 anos, despontou há três com o hit "Show das Poderosas". No clipe, cantava e rebolava com o braço estendido para o alto, numa coreografia replicada à exaustão Brasil afora–de festas infantis a baladas gay.

Há seis anos, quando foi descoberta pela produtora Furacão 2000, cobrava R$ 300 por show. Hoje, R$ 120 mil.

Anitta é a única mulher a figurar entre os 20 canais mais populares no YouTube brasileiro. Tem 871 milhões de visualizações, e ostenta 12,3 milhões de seguidores no Instagram.

Um capital valioso para Multishow, que a contratou para apresentar a terceira temporada do "Música Boa ao Vivo", no lugar do pagodeiro Thiaguinho.

Estreou na terça (12), cantando com Jorge & Mateus e o grupo Sorriso Maroto. Ousou: quer provar que canta mais do que pop e funk, e se arriscou em "A Rã", de João Donato e Caetano Veloso.

Resultado: encabeçou a lista de assuntos mais comentados no mundo inteiro no Twitter e liderou a audiência entre os canais por assinatura, com 1,7 milhão de espectadores (com exceção dos canais infantis, eternos campeões).

Estrategista, Anitta não gasta bala à toa. Prefere "dar um tiro certeiro do que vinte". Criada em Honório Gurgel, periferia do Rio, cursou ensino médio técnico em administração ("meu pai dizia que arte era coisa de gente rica e eu não ia conseguir emprego tão cedo") e negou um emprego na Vale do Rio Doce, onde estagiou, para apostar na fama.

A jogada mais recente foi aproveitar o falatório sobre o preenchimento labial: lançará uma linha de batons que deixam a boca maior. Anitta pode tudo.

NA TV
Música Boa ao Vivo
QUANDO ter., às 20h30, no Multishow


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