Folha de S. Paulo


Flip anuncia mesa sobre guerra da Síria e refugiados, com poeta do país

A guerra da Síria e a crise dos refugiados na Europa, vistas pelos olhos de pessoas comuns, que sofrem diretamente o efeito da violência e são obrigadas a migrar, estarão na programação da 14ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). O evento terá uma mesa com o poeta sírio Abud Said, atualmente asilado na Alemanha, e a jornalista Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha.

Foi de forma quase involuntária, ao registrar seu dia a dia para os amigos, que Said escreveu seu primeiro livro de poemas, "O Cara mais Esperto do Facebook". Nascido em 1983, em Aleppo, ele fez de sua página na rede social uma espécie de blog no qual postava poemas, aforismos, anedotas e comentários sobre o dia a dia da guerra e a fuga para a Europa.

A página rapidamente chamou a atenção pelo forte teor documental e pelo valor literário. Transformada em livro, teve edições em alemão e em inglês. No Brasil, será lançado pela Editora 34 para a Flip, que acontece entre 29 de junho e 3 de julho.

Patricia Campos Mello - 21.SET.2015/Folhapress
Ruinas de Kobani, no norte da Siria, na fronteira com a Turquia
Ruinas de Kobani, no norte da Siria, na fronteira com a Turquia

Said falará ao lado de Patrícia Campos Mello, que tem experiência internacional fazendo coberturas de guerra e de crises, como a epidemia do vírus Ebola.

Nos últimos meses, a jornalista esteve três vezes na Síria, Turquia e Iraque escrevendo para a Folha sobre os refugiados e a guerra, e foi a única repórter brasileira a entrevistar um comandante do Estado Islâmico.

Ela está escrevendo para a Companhia das Letras o livro "Lua de Mel em Kobani", que conta a história da guerra contra o EI na Síria pelo olhar de um casal de refugiados que sobreviveu ao cerco da cidade de Kobani, em 2014, e vive lá até hoje. O Facebook também está no centro da história do casal, que se conheceu pela rede social após o início do conflito.

"Patrícia é uma repórter de coragem, que sabe traduzir um conflito grave como o da Síria sem virar as costas para as vidas que são afetadas", diz o curador da Flip, Paulo Werneck. "Nesse sentido, o jornalismo e a poesia se tocam: com Abud Said, essa promete ser uma mesa calorosa, ainda que muito triste."

Entre os convidados da Flip estão a bielorrussa Svetlana Alexievich, Nobel de Literatura de 2015, a britânica Helen Macdonald, e Tati Bernardi, colunista da Folha.


Endereço da página: