Folha de S. Paulo


Dupla escandinava Elmgreen & Dragset vai dirigir Bienal de Istambul

Elmgreen & Dragset, dupla de artistas escandinavos, estará à frente da direção artística da próxima Bienal de Istambul, uma das mostras de arte contemporânea mais relevantes do mundo, marcada para setembro do ano que vem na metrópole turca.

O dinamarquês Michael Elmgreen e o norueguês Ingar Dragaset, que já foram namorados e trabalham juntos há mais de duas décadas, são conhecidos por instalações e esculturas de grande apelo visual e forte carga política, entre elas o monumento a homossexuais perseguidos pelo regime nazista em Berlim e uma piscina construída na vertical em Nova York.

Elmgreen & Dragset, que já participaram três vezes como artistas convidados da Bienal de Istambul, agora vão dirigir a mostra.

Timothy A. Clary/AFP
Piscina vertical em Nova York, a
Piscina vertical em Nova York, a "Van Gogh's Ear", obra da dupla Elmgreen & Dragset

"Diante da atual situação geopolítica, em que vivemos um novo levante do nacionalismo, será importante fazermos uma bienal baseada em esforços e processos colaborativos", escreveu a dupla num comunicado divulgado pela mostra turca.

"Uma bienal pode ser uma plataforma para o diálogo, um formato em que diversas opiniões, perspectivas e comunidades possam conviver."

Obras da dupla também já estiveram na Bienal de Veneza em 2003 e 2009 e na Bienal de São Paulo em 2002. Na condição de curadores, estiveram à frente dos pavilhões dinamarquês e nórdico na bienal italiana há sete anos, além de terem organizado a mostra "Tomorrow", no museu Victoria & Albert, em Londres, há três anos.

Seguindo o exemplo da Bienal de Berlim, marcada para junho deste ano, a Bienal de Istambul também escolheu artistas para ocupar o papel de curadores. A mostra alemã terá como diretor artístico o coletivo norte-americano DIS.


Endereço da página:

Links no texto: