Folha de S. Paulo


Força do streaming leva Kanye West ao topo da parada de discos da 'Billboard'

Taylor Swift e Adele podem ter boicotado as plataformas de streaming quando lançaram os seus discos mais recentes, mas o rapper Kanye West mostrou o poder do consumo on-line com "The Life of Pablo", que estreou no topo da parada de álbuns norte-americana Billboard 200 por causa de seu alcance na internet.

O álbum, sétimo de estúdio de West e seu sétimo líder na Billboard 200, vendeu 28 mil cópias físicas e foi acessado por streaming 99 milhões de vezes nos Estados Unidos, o que equivale a 66 mil unidades do álbum, de acordo com informações da Nielsen SoundScan.

West lançou "Pablo" primeiro no serviço de streaming Tidal em fevereiro, que ofereceu a novos assinantes uma amostra gratuita antes do pagamento que variava entre US$ 9,99 (R$ 35) e US$ 19,99 (R$ 70) por mês.

O rapper continuou ajustando faixas e títulos antes de tornar "Pablo" disponível em plataformas como Apple Music e Spotify na semana passada. O Spotify disse que o disco foi acessado 50 milhões de vezes nos EUA na semana passada, metade do total geral de streamings.

O álbum também pode ser comprado por US$ 20 (R$ 70) no site de West.


Endereço da página:

Links no texto: