Folha de S. Paulo


Morena Nascimento cria 'furacão' no palco em espetáculo 'Antonia'

"Antonia", novo trabalho da coreógrafa Morena Nascimento, está vindo à luz em um momento delicado.

No fim de semana anterior à estreia, nesta quinta (10), morreu o pai de Morena, em Minas Gerais. A finalização dos figurinos e da iluminação atrasou. A tensão habitual dos últimos ensaios cresceu.

A situação parece uma brincadeira do destino com os temas abordados no espetáculo. Com o subtítulo "Como Se em sua Dança Quisesse Reinventar o Exaustivo Ciclo do Nascer e Morrer", a coreografia gira em torno de ciclos e forças da natureza.

"Algo de tal intensidade que precisa terminar para virar outra coisa", diz Morena.

"Antonia" poderia a versão dançada de Katrina ou qualquer um desses furacões com nome de mulher, segundo a coreógrafa, que também se baseou no filme "A Excêntrica Família de Antonia" (1995), da holandesa Marleen Gorris, para batizar o espetáculo.

Rodrigo Vieira/Divulgação
Ensaio do espetáculo 'Antonia', da coreografa Morena Nacimento, em Piracaia (SP)
Ensaio do espetáculo 'Antonia', da coreografa Morena Nacimento, em Piracaia (SP)

Mas a inspiração é o subtexto do longa na visão de Morena: "A força transformadora ligada ao feminino".

O tema só surgiu no processo de criação, um trabalho coletivo com os dez bailarinos escolhidos em uma audição no final do ano passado.

É uma forma de trabalhar diferente para a coreógrafa, que, além da carreira solo, dançou sob a direção de Pina Bausch (1940-2009) na companhia criada pela alemã.

"Estou correndo grandes riscos. Não é uma repetição de outros trabalhos, ainda estou tateando isso de estar fora do palco na direção, e o elenco foi formado por pessoas que não se conheciam", conta.

Na coreografia contemporânea, corpos se unem e se desgarram para dar voz a cada indivíduo e a diferentes estilos –as referências vão da dança do ventre ao clássico.

A trilha sonora passa de "Stairway to Heaven" (Led Zeppelin) à música vietnamita e ao fado português, pontuada por uma percussão que mantém a tensão de trovões e ventanias, anunciando tempestades e furacões.

"É o humano querendo conversar com coisas que estão fora do controle", diz Morena.

ANTONIA
QUANDO qui. (10) a sáb. (12), às 20h, dom. (13), às 19h
ONDE Galeria Olido, av. São João, 473, tel. (11) 3331-8399
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Endereço da página: