Folha de S. Paulo


Caça-fantasmas voltam a atacar no cinema, agora com equipe feminina

assista ao trailer

O projeto de um terceiro "Os Caça-Fantasmas" circulava em Hollywood desde que o segundo longa terminou a carreira nos cinemas, ainda nos anos 1980. Roteiros foram escritos, diretores (Phil Lord & Chris Miller, de "Uma Aventura Lego", e Ruben Fleischer, de "Zumbilândia") sondados e até Channing Tatum ("Foxcatcher") teria sido escalado como protagonista.

Há dois anos, após a morte de Harold Ramis (criador da história ao lado de Dan Aykroyd), Ivan Reitman, diretor dos dois primeiros filmes, chamou o cineasta Paul Feig para oferecer o projeto.

A resposta não foi positiva. "Já existia um roteiro, mas não sabia como fazer essa sequência, principalmente depois de Harold ter morrido", conta Feig à Folha.

Feig ("Missão Madrinha de Casamento") foi convencido a investir na ideia em um almoço com Amy Pascal, então mandachuva da Sony.

Assim nasceu "As Caça-Fantasmas", com a equipe agora protagonizada por mulheres: Melissa McCarthy ("As Bem-Armadas"), Kristen Wiig ("Missão Madrinha de Casamento") e as comediantes Kate McKinnon e Leslie Jones, do "Saturday Night Live".

"Não pensamos o filme como uma versão feminina", diz Feig. "Eu precisava de quatro pessoas engraçadas e, por coincidência, sempre trabalho com mulheres engraçadas." O filme está previsto para estrear em julho. no Brasil.

RADICAIS

Fãs radicais não viram com bons olhos a ideia de uma sequência sem a participação de seus personagens preferidos. O original de 1984 e a sequência de 1989 traziam, além de Aykroyd, os comediantes Bill Murray e Rick Moranis.

"Sou fanático pelo original, que é o meu 'Star Wars' da comédia. Então, entendo esses fãs que não gostam da ideia de um novo filme, mas espero alcançá-los de alguma maneira e fazer o melhor para satisfazê-los", afirma.

"Mas existe um outro tipo de fanatismo. E não consigo ligar com misoginia. Quero que uma nova geração tenha seu novo 'Caça-Fantasmas'. Quero que uma garotinha possa se fantasiar de caça-fantasma."

Paul Feig conta que os protagonistas do filme de 1984 farão participações especial –inclusive o ectoplasmático Geleia–, mas que "As Caça-Fantasmas" não pertencem ao mesmo universo do original. "A ideia é imaginar como o nosso mundo real se comportaria caso se confirmasse a existência de fantasmas", conta o cineasta.

Divulgação
Da esq., Melissa McCarthy, Kate McKinnon, Kristen Wiig e Leslie Jones em 'As Caça-Fantasmas
Da esq., Melissa McCarthy, Kate McKinnon, Kristen Wiig e Leslie Jones em 'As Caça-Fantasmas'

O trailer lançado nesta quinta (3) cita que "há 30 anos, quatro cientistas salvaram Nova York", entretanto inicia a aventura do zero, sem menções aos monstros de marshmallow gigantes do passado.

"Mas há diversas homenagens ao longa de 1984. Não seria correto fingir que ele não existe", admite Feig, que manteve contato constante com Aykroyd. "Enviava páginas para ele o tempo todo para saber se estávamos no caminho certo."

A nova trama, escrita por Katie Dippold ("Parks and Recreation"), foca as personagens Erin Gilbert (Wiig) e Abby Yates (McCarthy), amigas que se afastaram após serem humilhadas ao tentar provar academicamente a existência de fantasmas.

Anos depois, elas se unem novamente para descobrir porque aparições estão tomando conta de Nova York e se juntam a uma engenheira (McKinnon) e a uma funcionária do metrô (Jones).

AZULADOS

Para alcançar o visual dos novos fantasmas, azulados, a equipe usou atores com pontos luminosos cobrindo o corpo. "O filme é divertido e não sou diretor de terror. Mas há cenas certamente assustadoras", explica Feig. "Queria realismo na aparência dos fantasmas e passar a ideia de que eram pessoas de verdade voltando para nos assombrar."

Um traço mais politizado revela as origens dos fantasmas. "Não sou fã de demônios vindos do inferno. Há um arco que explica todas as aparições", revela o diretor, lidando pela primeira vez com grandes efeitos especiais. "Não foi difícil. A maior dificuldade foi parar de rir durante as filmagens."


Endereço da página:

Links no texto: