Folha de S. Paulo


Novo ano de 'Girls' mantém conflitos, mas agora em embalagem 'madura'

Um dos trailers da quinta temporada de "Girls" vem com um aviso no final: "mais velhas, mas não mais espertas".

A mensagem adianta aos fãs que todos os conflitos que nortearam as protagonistas Hannah (Lena Dunham), Marnie (Allison Williams), Jessa (Jemima Kirke) e Shoshanna (Zosia Mamet) nos quatro últimos anos continuam na quinta e penúltima temporada da série, com estreia à meia-noite deste domingo (21), no canal pago HBO.

O drama aqui continua sendo crescer (com as alegrias e dores que isso implica) e enfrentar a inevitável passagem do tempo, só que agora as "garotas" do título começam a ver que já estão mais para mulheres.
Mas tudo parece embalado de maneira mais madura, incluindo a direção de Lena. "Estou mais segura, em um outro lugar de confiança", diz a diretora e criadora da série, em entrevista com elenco e produtores da série, da qual a Folha participou.

No primeiro episódio, o casamento de Marnie, uma noiva surtada daquelas, servirá para apresentar algumas das inseguranças a serem vivenciadas pelas protagonistas nesta temporada.

"Todos os personagens terão que dar um passo adiante neste ano, ficar um pouco mais adultos. É como se todos perguntassem 'Que porra estou fazendo aqui?'", conta Andrew Rannels, intérprete de Elijah, melhor amigo gay de Hannah.

Essa sensação de não saber o que está fazendo da vida, no caso de Hannah, também se aplicará a seus pais, em crise de identidade após se separarem na temporada anterior, quando o progenitor revelou ser gay.

"Essa é uma das questões que colocaremos neste ano. Você se dá conta que seus pais são pessoas e que precisa cuidar deles. E uma vez que você é adulto, não tem que fingir que eles não têm defeitos", diz Lena.

Uma história que promete é o início da paixão de Adam (Adam Driver), ex-namorado de Hannah, com uma das melhores amigas delas, Jessa.

Cabe à dupla a primeira cena picante desta temporada, em que "proibidos" pela culpa de se entregarem um ao outro, resolvem extravasar o tesão com as próprias mãos.

ADEUS EM BREVE

No início deste ano, a HBO confirmou que "Girls" chegará ao fim em 2017. Para o produtor-executivo Judd Appatow, é a "hora certa" de colocar um ponto final. "A ideia era retratar essa geração de 20 e poucos anos, e agora elas cresceram", diz.

Lena diz que desde a terceira temporada começou a pensar no desfecho, mas ainda não sabe como o fará. Sobre o legado que a história que criou deixará, ela arrisca: "Espero que vejam como uma série honesta e que permitiu a muitas mulheres aprenderem mais sobre elas, e a muitos homens a aprenderem mais sobre as mulheres".

A jornalista LIGIA MESQUITA viajou a convite da HBO

NA TV
Girls
Estreia da 5ª temporada
QUANDO dom. (21), à meia-noite, na HBO


Endereço da página:

Links no texto: