Folha de S. Paulo


crítica

Cantora Fátima Guedes soa renovada no álbum 'Transparente'

Sete músicas são inéditas na voz de Fátima. todo o CD tem frescor, embora funcione como revisão da obra da compositora –e reafirmação do seu jeito de cantar

Um pouco como Sueli Costa, Fátima Guedes é uma compositora de cantoras. Seus versos de um lirismo refinado e fortes personagens femininas já foram interpretados por Nana Caymmi, Maria Bethânia, Leny Andrade, Simone e Leila Pinheiro.

Também é uma compositora de músicos, amada por suas melodias. São boleros, canções, sambas e sambas-canções que fogem do previsível, evidenciando sua autoria.

Nelsinho Faria/Divulgação
A cantora e compositora Fátima Guedes
A cantora e compositora Fátima Guedes

E ainda se trata de uma cantora peculiar. Não devem ser poucos os que consideram estranha e até incômoda sua voz nasalada. Mas não podem negar a ela a condição de única, imune a modismos e à vontade com o próprio repertório.

Tudo o que foi dito acima aparece nítido em "Transparente", o novo CD de Fátima Guedes. Apontar isso é menos óbvio do que pode sugerir.

A explicação básica está em ser um disco dedicado a Paulinho Albuquerque, produtor morto em 2006 e figura das mais queridas da música brasileira, tendo sido um dos curadores do Free Jazz Festival –que trocou de nome depois.

Albuquerque produziu quatro dos trabalhos da cantora e a conhecia como poucos. Para fazer um CD em homenagem ao amigo, Fátima, ao lado do coprodutor Bororó, realizou à maneira dele –com muitos (mais de 40) e excelentes músicos e arranjadores.

Escute o álbum

Para citar apenas alguns, Gilson Peranzzetta, Leandro Braga, Cláudio Jorge, Lula Galvão, Carlinhos 7 Cordas, Armando Marçal, Paulinho Black e Dori Caymmi –que fez arranjo e dueto em "Flor de Ir Embora", a faixa mais bela.

A proposta permitiu que canções já bastante ouvidas (como "A Vida que a Gente Leva", "Condenados", "Faca" e "Minha Nossa Senhora") soassem realmente renovadas.

Sete das 14 músicas são inéditas na voz de Fátima, como a faixa-título e "Lua de Cereja". Mas todo o CD tem frescor, embora também funcione como revisão da obra da compositora –e reafirmação do seu jeito de cantar.

É um trabalho que transparece confiança e, vale destacar, coesão, artigo de luxo num tempo em que as músicas são consumidas avulsas, soltas de inteligência, de singularidade. Estas características Fátima tem de sobra.

TRANSPARENTE
QUANTO: R$ 22,90
ARTISTA: FÁTIMA GUEDES
GRAVADORA: FINA FLOR


Endereço da página: