Folha de S. Paulo


Igualdade racial domina assunto de almoço entre indicados ao Oscar 2016

O tradicional almoço dos indicados ao Oscar foi tomado pelo debate sobre a diversidade racial em Hollywood. No evento anual, realizado no hotel Beverly Hilton na segunda (8), o grande assunto foi a campanha "#OscarSoWhite" (Oscar tão branco) levantada pela ausência de negros entre os indicados.

"Você precisa se adaptar ou desaparecer. A diversidade é necessária", disse o ator Sylvester Stallone, indicado por "Creed", longa dirigido por Ryan Coogler e protagonizado por Michael B. Jordan, ambos negros. "Quando a campanha começou, perguntei para Ryan se queria que eu não fosse à cerimônia, mas ele disse que eu deveria representar o filme e merecia esse momento. É uma pessoa generosa. Devo minha indicação a esses dois jovens."

Tom McCarthy, diretor de "Spotlight - Segredos Revelados", lembrou que a presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, está fazendo um grande trabalho em implantar mudanças e que "tem fé na comunidade cinematográfica para ser mais inclusiva e progressista". "A discussão pode mudar a forma como escrevemos o roteiro, porque precisamos estar conscientes sobre a sociedade que retratamos e que queremos atingir."

Seu concorrente pela estatueta de melhor direção, George Miller, de "Mad Max: Estrada da Fúria", compartilha da opinião. "A escolha do elenco começa na história. Se existe um lado bom de ter acontecido isso é que está despertando a consciência de todo mundo para o problema. É interessante como a TV responde mais cedo que o cinema às mudanças", afirmou o australiano.

Entre os atores indicados, a maioria diz que não teve a chance de encontrar os outros concorrentes para discutir o assunto. "É uma conversa que definitivamente devemos ter", respondeu a atriz Rooney Mara, que reiterou que seu "Carol", um romance lésbico premiadíssimo, foi bem menos lembrado pela Academia. "Li em um artigo no 'New York Times' que deveriam criar também o #Oscarsostraight ["#Oscartãohetero"]. É uma boa discussão."

Próximo dali, um pequeno protesto lembrando o #OscarSoWhite passou imperceptível pelas celebridades reunidas no salão do Beverly Hilton, hotel onde também é realizada a entrega do Globo de Ouro.

A cerimônia de entrega dos prêmios da Academia será no dia 28 de fevereiro.


Endereço da página:

Links no texto: