Folha de S. Paulo


Em livro de listas, jornalista traduz identidade da geração dos memes

Marcus Leoni/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 20.01.16 17h A jornalista Manu Barem vai lancar, em fevereiro, um livro com tematica bem urbana. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, ILUSTRADA)
A jornalista Manu Barem

Aos 12 anos, Manu anotava no papel quais eram as 10 músicas mais tocadas na rádio. Fazia disso um ritual diário para, no fim de semana, comparar quais canções haviam subido e caído no ranking. A ação não tinha qualquer utilidade prática: a menina apenas queria saber quem ocupava o topo da parada.

Talvez fosse a Legião Urbana, banda da qual era fã, ou então Alceu Valença, gosto herdado do pai. "Mas era só esta lista que eu fazia, mesmo", lembra Manuela Barem, jornalista de 30 anos que, em fevereiro, lança o livro "58 Listas (33 Úteis e 25 Nem Tão Úteis Assim)".

No título, o leitor encontra a tradução da identidade das gerações nascidas a partir dos anos 1980 –gente que não encontra dificuldade em assimilar a mistura de informação e memes, de jornalismo e listas.

Há no livro "14 celebridades brasileiras que tiveram profissões inusitadas antes da fama", "10 mentiras que somente as redes sociais nos contam" e "um círculo da MPB em 17 parcerias musicais", por exemplo.

"As listas são uma forma intuitiva de lidar com toda essa informação ao nosso redor; elas organizam isso", diz Manu. "O livro foi pensado para ser um produto divertido para pessoas de 20, 30 anos, que participam da cultura de listas."

Livro que quase não sai. Quando foi convidada pela Companhia das Letras para escrever um título de listas para o selo Paralela, em 2014, Manuela, que é redatora-chefe do "BuzzFeed Brasil" –site conhecido por sua infinidade de listas–, hesitou. Aceitou a proposta após os chefes da matriz americana convencerem-na de que seria boa ideia.

COMPARTILHAMENTOS

"Acho que deve ser muito divertido estar dentro da cabeça da Manu", comenta Clarissa Passos, redatora que faz parte da equipe editorial –de dez pessoas– chefiada pela jornalista. "Ela é muito sarrista."

Este espírito fez com que seu trabalho se tornasse amplamente conhecido nas redes sociais. Mesmo que não se conheça o nome Manu Barem, em algum momento uma lista de sua autoria levou o leitor às gargalhadas, ou a compartilhar suas piadas nas redes sociais.

"E se 'Game of Thrones' fosse filmado no Brasil?" é uma dessas –Manu escolheu a atriz Camila Morgado para ser Melisandre – e "34 vezes em que David Luiz mostrou por que merece ser o ídolo do momento" foi outra –que ganhou popularidade durante a Copa de 2014.

Marcus Leoni/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 20.01.16 17h A jornalista Manu Barem vai lancar, em fevereiro, um livro com tematica bem urbana. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, ILUSTRADA)
A jornalista Manu Barem

"O meu trabalho é uma experimentação, feito a partir de tentativa e erro", comenta ela, que para o livro, criou listas inéditas.

"E o objetivo é entender como rola a comunicação entre as pessoas hoje em dia", diz ela, que publica, em média, 1,8 tweets por hora.

Nascida em Campo Grande (MS), é neta de índia com paraguaio. "Eu tenho isso no sangue, muito forte nas minhas raízes", diz Manu, que se recorda de cavalgadas em fazendas e de nadar em rios.

58 Listas
Manu Barem
l
Comprar

Em 2010, mudou-se para São Paulo para trabalhar em sites, agências, revistas e jornais, o que aparecesse. Daria até para fazer uma lista. Mas essa não seria tão engraçada quanto as que Manu inventa.

58 LISTAS
AUTORA Manu Barem
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 29,90 (192 págs.)
LANÇAMENTO 1º/2


Endereço da página:

Links no texto: