Folha de S. Paulo


De caso com Jagger a humor instável, veja 5 momentos de Bowie na Folha

Em seus 69 anos de vida, David Bowie foi espacial, feminino, pierrô, sir e recluso.

Todas as facetas do artista, que morreu no domingo (10) após uma batalha de 18 meses contra o câncer, passaram pelas páginas da Folha.

E isso não foi tudo. Curiosidades deliciosas, algumas nunca comprovadas, também tiveram vez, como um suposto caso entre o cantor e Mick Jagger, relatado por uma ex-mulher de Bowie em 1990.

Veja, abaixo, cinco momentos do camaleão do rock registrados no jornal e leia mais no Acervo Folha.

*

NA CAMA COM JAGGER

David Bowie e Mick Jagger, dois dos maiores astros do rock de todos os tempos, juntos na mesma cama? Foi o que contou à televisão a ex-mulher de Bowie, Angela.

A Folha noticiou o caso: em 1990. No programa "Joan Rivers Show", Angela, que se divorciou do cantor em 1980, brincou que o ex-marido e líder dos Rolling Stones talvez tenham criado juntos a música "Angie", de 1973 —que sempre foi interpretada como referência a um suposto caso dela com Jagger.

Bowie assumiu sua bissexualidade em 1972. Leia aqui

Reprodução
Angie diz que pegou Bowie e Jagger na cama
Matéria publicada na "Ilustrada" em maio de 1990

MUDANÇAS DE HUMOR NO BRASIL

O artista não conseguiu dormir por causa de turbulências em seu voo ao Rio, em 19 de setembro de 1990. Azar dos produtores, que ficaram assustados com o mau-humor do astro na chegada ao país para a turnê brasileira daquele ano.

Porém, em uma coletiva realizada no mesmo dia, Bowie surpreendeu ao aparecer renovado: sorridente, cantarolando "para checar o som" e com maquiagem leve para disfarçar o cansaço.

Na entrevista, cujo relato foi publicado na capa da "Ilustrada", disse que seu melhor personagem era... David Bowie. Leia aqui.

Reprodução
Bowie chega mal-humorado e diz que seu melhor personagem é ele
Matéria publicada na "Ilustrada" em setembro de 1990

BOWIE POR RITA

Em um espirituoso texto de 1994, Rita Lee declarou na Folha seu amor por Bowie, a quem chamava de "primo", aproveitando o lançamento de uma coletânea de hits do cantor.

Ela lembra de quando conheceu o ídolo minutos antes de uma apresentação no Brasil —"(...) ele me desejou, imagine, que curtisse o show dele"— e brinca que interpretou o encontro como um pedido de casamento.

Mas foi traída, meses depois, quando Bowie se casou com a modelo Iman. Leia aqui

Reprodução
David Bowie faz alegria das Aranhas de Marte
Artigo publicado na "Ilustrada" em março de 1994

CINQUENTÃO

Em 1997, o cantor entrou para o clube dos roqueiros cinquentões. A reportagem publicada na "Ilustrada" dois dias antes de seu aniversário mostra que, ao contrário de muitos da sua geração, Bowie não apelou para a repetição de fórmulas em troca de sucesso fácil.

Para celebrar a data, ele lançou o disco "Earthling", que teve o single "Telling Lies" divulgado primeiro na internet —em uma das primeiras iniciativas do tipo.

O texto fala ainda das parcerias do artista com o produtor Brian Eno e Trent Reznor, líder do Nine Inch Nails, e da promessa —cumprida— de nunca ficar preso ao passado. Leia aqui.

Reprodução
David Bowie chega aos 50 sem se repetir
Matéria publicada na "Ilustrada" em janeiro de 1997

BOWIE E MOBY

Dois artistas de gerações diferentes e com a estranheza pop e comercial em comum, Bowie e o músico americano Moby se entrevistaram pela internet. O papo foi publicado na Folha em 2001, às vésperas do período recluso do cantor britânico.

Eles discorrem sobre religião, as motivações artísticas e agradáveis aleatoriedades —"Você já beijou alguém enquanto uma de suas músicas estava tocando?", pergunta Moby a Bowie, que conta já ter ordenhado uma vaca ouvindo "Heroes". Leia aqui.

Reprodução
Bowie e Moby / Moby e Bowie
Entrevistas publicadas na "Ilustrada" em agosto de 2001

Endereço da página:

Links no texto: