Folha de S. Paulo


George Lucas pede desculpas por chamar Disney de 'escravistas brancos'

Dan Steinberg - 16.nov.2013/Associated Press
George Lucas em 2013, em Los Angeles
George Lucas em 2013, em Los Angeles

George Lucas, o criador da saga "Star Wars", pediu desculpas por ter usado uma "analogia muito inapropriada" ao descrever a Disney como um grupo de "escravistas brancos".

Ele estava comentando a compra dos direitos da sua saga pela Disney e, em tom irônico, criticou o clima "retrô" de "Star Wars: O Despertar da Força", filme no qual ele não teve nenhuma participação.

Brincando, Lucas disse ter vendido suas crianças para "escravistas brancos" ("white slavers", termo em inglês para quem organiza o mercado clandestino de pessoas brancas).

"Eu me expressei mal e usei uma analogia muito inapropriada, peço desculpas por isso", disse Lucas em um depoimento divulgado nesta quinta-feira (31). Ao se retratar, o produtor disse ter escolhido o conglomerado como "curador" da série graças a seu grande respeito pela companhia.

"Raramente faço declarações para esclarecer meus sentimentos, mas sinto que é importante dizer que estou muito feliz com o fato de a Disney ter a franquia e a estar levando para direções tão interessantes em termos de filme, televisão e parques de diversão", comentou.

Lucas disse também que estava "estupefato com o sucesso do blockbuster e com os recordes que foram quebrados", além de estar orgulhoso do diretor e da produtora do longa —J.J. Abrams e Kathleen Kennedy, respectivamente.


Endereço da página:

Links no texto: