Folha de S. Paulo


Morre Haskell Wexler, diretor de fotografia de 'Um Estranho no Ninho'

Vencedor de dois Oscars, o diretor de fotografia Haskell Wexler morreu neste domingo (27), aos 93 anos. Considerado um dos profissionais mais influentes de todos os tempos em sua área, de acordo com o International Cinematographers Guild, ele trabalhou em filmes como "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?" (1966), "Crown, o Magnífico" (1968) e "Um Estranho no Ninho" (1975).

As informações da morte foram confirmadas no site do filho dele, Jeff Wexler. Em nota, ele diz: "É com grande tristeza que eu tenho de informar que o meu pai, Haskell Wexler, morreu. Papai morreu tranquilamente em seu sono, neste domingo. Quando recebeu o prêmio da Academia em 1967, ele disse: "Eu espero que nós possamos usar a nossa arte para a paz e para o amor". Uma vida incrível terminou, mas seu compromisso em lutar pelo o que é certo pela paz, por toda a humanidade, vai continuar".

Além de conquistar um Oscar com sua primeira indicação, por "Virginia Wolf", Wexler ganhou uma segunda estatueta uma década depois, por "Esta Terra É Minha" (1976). Sua quinta e última indicação veio com "Blaze - O Escândalo" (1989).

Segundo a revista "The Hollywood Reporter", Haskel estava no hospital St. John's, em Santa Monica. Ainda estão no currículo dele parcerias com Terrence Malick, Gore Vidal, Norman Jewison e Lee Tamahori.

Politizado, Wexler dirigiu uma série de documentários com temas sociais e políticos. Estão na lista "Introduction to the Enemy" (1974), filmado no Vietnã, com Jane Fonda; "No Nukes" (1980); e "Target Nicarágua: Inside a Covert War" (1983), dirigido por Saul Landau.


Endereço da página: