Folha de S. Paulo


Clássicos brasileiros são 8 dos 10 mais vendidos em sebos on-line

As listas das ficções mais vendidas no Brasil confirmam: 2015 vai terminar com "Grey", de E.L. James, em primeiro lugar, seguido por "Se Eu Ficar", de Gayle Forman, e "Cidades de Papel", de John Green. Entre os dez best-sellers da categoria, não há escritores brasileiros.

A realidade é bem diferente nos sebos on-line. Segundo levantamento da Estante Virtual, plataforma que agrega 1.350 lojas de livros novos e usados, oito das dez ficções mais vendidas em 2015 são nacionais (veja lista ao lado).

Curiosamente, dos oito títulos brasileiros no ranking, apenas três não estão em domínio público: "Capitães da Areia", de Jorge Amado; "A Droga da Obediência", de Pedro Bandeira; e "Vidas Secas", de Graciliano Ramos. Os demais podem ser adquiridos gratuitamente na internet. Ainda assim, leitores pagam, em média, R$ 8,40 por livro.

CAUDA LONGA

De acordo com a edição de novembro do Painel de Venda de Livros no Brasil, levantamento mensal realizado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e pelo Instituto de Pesquisas Nielsen, os 500 livros mais populares no país correspondem a 36% de todas as unidades vendidas. A concentração, segundo Marcos da Veiga Pereira, presidente do Snel e diretor da editora Sextante, pode ser atribuída ao caráter de lançamento.

"A gente não tem dados precisos, mas acredito que uns 70% [das vendas em livrarias] são de títulos lançados no últimos 12 meses", diz.

Enquanto mais de um terço do comércio de livros se concentra nos 500 títulos mais populares, nos sebos on-line este índice cai para 10%.

"Esse é o efeito 'cauda longa'", explica André Garcia, fundador da Estante Virtual. Ele se refere à estratégia de comercializar pequenas quantidades de grande variedade de itens, em oposição ao comércio de grandes quantidades de poucos itens, como ocorre nas livrarias. Isso gera maior pulverização nas vendas.

"As lojas convencionais trabalham com o catálogo ativo das editoras", diz. "Nos sebos, além desses títulos, oferecemos também todo o acervo esgotado nas livrarias."

*

OS MAIS VENDIDOS EM SEBOS VIRTUAIS

"O Pequeno Príncipe", Antoine de Saint-Exupéry

"Memorias Póstumas de Brás Cubas", Machado de Assis

"O Cortiço", Aluísio Azevedo

"A Droga da Obediência", Pedro Bandeira

"Dom Casmurro", Machado de Assis

"Vidas Secas", Graciliano Ramos

"Memórias de um Sargento de Milícias", Manuel Antônio de Almeida

"Capitães da Areia", Jorge Amado

"A Revolução dos Bichos", George Orwell

10º "Til", José de Alencar


Endereço da página:

Links no texto: