Folha de S. Paulo


Theatro Municipal de SP anuncia temporada mais enxuta para 2016

Depois do aperto financeiro que resultou, em 2015, no cancelamento de uma ópera, o Theatro Municipal de São Paulo divulgou na quarta (16) uma temporada lírica mais enxuta para 2016 e uma programação na qual os diversos corpos artísticos da casa, especialmente o Balé da Cidade, estarão mais presentes.

Contra as nove óperas de 2014 e as oito de 2015, o Municipal vai apresentar no ano que vem quatro: "La Bohème", de Puccini, "Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk", de Chostakóvitch, "Elektra", de Richard Strauss, e "Fosca", de Antônio Carlos Gomes. "La Bohème" já foi encenada em 2013, e "Lady Macbeth" é uma produção totalmente russa, da Ópera Helikon, de Moscou.

O Balé, que havia perdido espaço na casa, volta a ter destaque, com quatro programas até o fim do ano. A retomada será em março, quando o conjunto mostra coreografias de Oscar Araiz ("Cantares"), Alex Soares ("Abrupto.") e Alexander Ekman ("Cacti").

Ricardo Kleine/Divulgação
Plateia do Theatro Municipal de São Paulo
O Theatro Municipal de São Paulo

A abertura da temporada acontece em 24 de janeiro, véspera do aniversário de São Paulo, com a Orquestra Sinfônica Municipal, que fará 21 concertos ao longo do ano. O conjunto também está à frente de programa dedicado a Beethoven, com nove concertos entre agosto e setembro.

O novo diretor-geral da instituição, Paulo Dallari, disse que as chances de cancelamento foram reduzidas.

Os aportes para a temporada do ano que vem, estimados em R$ 18 milhões, serão obtidos integralmente junto ao tesouro municipal –em 2015, apostou-se em recursos via Lei Rouanet. "Nós apresentamos um projeto realizável em um cenário em que depender de receitas condicionadas é arriscado", diz Dallari.

Quem é assinante da temporada lírica de 2015 já consegue renovar a assinatura; e, em 21 de janeiro, abrem-se as vendas para os novos assinantes. Também foram disponibilizados para novos assinantes os programas do Balé, os concertos e séries que combinam ópera, concerto e dança.

As assinaturas podem ser compradas na bilheteria (pça Ramos de Azevedo, s/ nº, tel. 11-3053-2090) ou pelo site theatromunicipal.org.br.


Endereço da página: