Folha de S. Paulo


'Thriller', de Michael Jackson, bate novo recorde 33 anos após lançamento

"Thriller", de Michael Jackson

O disco "Thriller", de Michael Jackson, quebrou um novo recorde 33 anos após seu lançamento. O álbum vendeu 30 milhões de cópias nos Estados Unidos, o primeiro a alcançar o status de 30 vezes platina, segundo a revista americana "Time".

"Que conquista excepcional e prova do lugar duradouro de 'Thriller' em nossos corações e na história da música", declarou Cary Sherman, presidente da Associação da Indústria Fonográfica dos Estados Unidos, grupo que monitora vendas musicais.

Com os hits "Billie Jean", "Beat It" e a faixa-título, o álbum é ainda mais popular fora dos EUA, onde vendeu cerca de 100 milhões de cópias desde 1982. Segundo John Branca, gerente do espólio do cantor, Michael Jackson compôs o disco para apelar a grandes audiências.

"'Thriller' continua a ser o marco pelo qual os demais álbuns são medidos", disse Branca. "Ele não queria vender discos para negros ou brancos ou americanos. Queria vender para todos, para a África, para a Ásia, todos os lugares. E continuou a vender cada vez mais."

O álbum mais próximo de bater a marca de "Thriller" é uma coletânea de sucessos dos Eagles, que já vendeu 29 milhões de cópias.

"Você nunca pode dizer nunca", declarou Branca, que não acha impossível o recorde ser batido. Ele cita o sucesso repentino de Adele e suas 11 milhões de cópias de "21" vendidas como exemplo. "Ninguém previu aquilo."


Endereço da página:

Links no texto: