Folha de S. Paulo


Diretor teatral ressuscita escritor suíço Robert Walser em andanças por SP

O diretor espanhol Marc Caellas sempre tem um ritual a ser cumprido antes de apresentar a peça "El Paseo de Robert Walser" em uma nova cidade. Ele costuma chegar uma semana antes da estreia para andar, andar e andar.

Nas caminhadas, mapeia o percurso por onde passará seu espetáculo, espécie de exercício de apropriação da paisagem e da vida urbana para a ficção. Em São Paulo, as andanças do artista contemplaram especialmente a região central e levaram-no ao Largo São Francisco, que servirá de ponto de encontro para dez ou 12 espectadores.

É do largo que o escritor suíço Robert Walser (1878-1956) "ressuscitará" na pele do ator Esteban Feune de Colombi para passear, sem rumo, conversar com transeuntes e explorar livrarias e bares.

Divulgação
Peça Paseo con Robert Walser, Bienal de Teatro da USP. Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O escritor Enrique Vila-Matas (braços cruzados) fala com o ator Esteban Feune de Colombi durante apresentação em Barcelona

O texto da peça, assinado por Caellas e Colombi, faz uma adaptação da obra de Walser. Revela a vocação flâneur de um tipo criado pelo escritor, bem como o espanto com a identificação de um momento tão monótono quanto absurdo daquele início do século 20 e que, depois, teria atingido autores como Franz Kafka (1883-1924) e Hermann Hesse (1877-1962).

A Folha acompanhou uma das andanças de Caellas, na quarta (2), um dia antes de o diretor escolher o largo São Francisco como ponto de partida para o passeio. Ele falou sobre os grafites e a sensação de que o Minhocão é uma barreira dividindo a cidade.

Em uma esquina do bairro de Santa Cecília, deparou-se com lixos espalhados em grande volume. "O personagem poderia parar aqui e ficar apenas olhando para isso por um momento", diz. A peça, explica o diretor, depende da percepção do intérprete para esses detalhes, além de uma dose de improviso. Em uma exibição em Buenos Aires, uma pomba morta já foi o centro da questão.

No ano passado, o escritor espanhol Enrique Vila-Matas acompanhou uma das sessões da peça. Em um texto publicado pelo jornal argentino "Clarín", Colombi conta que Vila-Matas teria dito a Walser –nesse enredo criado entre a realidade de um autor vivo e a ficção de um autor morto–, que havia visitado o sanatório onde o escritor suíço passou seus últimos dias de vida. Vila-Matas teve vontade de dormir uma noite sob aquele teto, o que não lhe foi permitido.

Caellas veio a São Paulo para apresentar, no fim de semana passado, a peça "Notas de Cocina" na Bienal de Teatro da USP, que está sendo realizada em diversos espaços da cidade e que termina no próximo dia 18. A programação completa está no site www.usp.br/bienaldeteatro.

A peça "El Paseo de Robert Walser" foi divulgada pelo diretor como uma ação paralela ao evento. A informação sobre o local exato de encontro é informado apenas por e-mail. Os interessados devem escrever para o e-mail robertwalser2012@gmail.com.

EL PASEO DE ROBERT WALSER
DIREÇÃO Marc Caellas
ELENCO Esteban Feune de Colombi
QUANDO sex. (11), às 16h, e sáb. (12), às 12h; endereço apenas pelo e-mail robertwalser2012@gmail.com
QUANTO R$ 10
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página: