Folha de S. Paulo


Cemitério Sad Hill, cenário de clássico do faroeste, é restaurado na Espanha

Voluntários espanhóis trabalham na restauração do cemitério Sad Hill, cenário clássico do faroeste "Três Homens em Conflito", filme que imortalizou Clint Eastwood.

Localizado na província de Burgos, norte da Espanha, a 225 quilômetros de Madri, o local possui 300 metros de diâmetro e mais de cinco mil túmulos construídos por soldados do país.

"Ele ficou esquecido pelos últimos 50 anos", disse ao jornal "The Guardian" David Alba, um dos voluntários da Sad Hill Cultural Association, grupo dedicado a devolver a aparência antiga ao lugar —hoje tomado por ervas-daninhas e arbustos. "Muitas pessoas passam por ele de carro sem saber que foi aqui que partes do filme foram gravadas."

Desde outubro, Alba e os demais voluntários passam finais de semana com pás e enxadas nas mãos, na tentativa de preparar o cemitério para seu aniversário de 50 anos, em 2016.

Reprodução
Cena do filme
Cena do filme "Três Homens em Conflito"

Fã dos faroestes, aos quais foi apresentado pelo avô, Alba diz esperar que o cenário —assim como outro próximo, usado como prisão no filme de 1966— possa se transformar em atração turística.

O projeto é sustentado por doações. Em uma iniciativa de financiamento coletivo, apoiadores podem ter seus nomes gravados nas lápides como agradecimento.

Além da restauração, associações locais da província de Burgos promovem outras iniciativas em celebração ao longa de Sergio Leone. Entre os planos, estão debates, competições de curtas e conferências. O sonho, segundo Alba, é uma visita de Eastwood.

"Mandamos uma carta para o produtor dele. Seria uma homenagem legal ao local onde ele cresceu como ator e filmou o que se tornou um ícone do gênero faroeste", declarou."


Endereço da página: