Folha de S. Paulo


Governo adia desligamento do sinal analógico em Rio Verde (GO)

Desde o domingo (29), os televisores em Rio Verde, município goiano a 241 km de Goiânia, deveriam receber apenas o sinal digital de TV –com imagem e som de melhor qualidade, sem ruídos.

No entanto, o desligamento da transmissão analógica, foi adiado após uma reunião na última sexta-feira (27) do Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização), formado por representantes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações e do setor de radiodifusão.

Eles constataram que, caso o cronograma fosse cumprido, 38% das famílias de Rio Verde ficariam sem sinal de TV da noite para o dia.

O dado foi aferido em pesquisa do Ibope, entre 19 e 22 de novembro, encomendada pelo Gired: 62% dos 805 lares entrevistados tinham aparelhos ou conversores capazes de captar a transmissão digital. Segundo portaria do Ministério das Comunicações, o sinal analógico só pode ser interrompido quando 93% dos domicílios estiverem preparados para a conversão.

Não foi divulgada nova data para o desligamento do sinal em Rio Verde, tampouco se haverá alterações no cronograma de outras cidades.

Até 2018, todos os televisores brasileiros deverão receber apenas transmissão digital –a primeira grande cidade a passar pela mudança deve ser Brasília, em 3 de abril de 2016.


Endereço da página: