Folha de S. Paulo


Ouvinte ressuscita na web rádio Difusora, sucesso nos anos 1970

Na juventude de José Daud, 62, os bailinhos eram embalados por fitas de músicas gravadas da rádio Difusora São Paulo, criada em 1934.

Décadas depois, quando Paulo Torres, a quem foi apresentado por um dos ex-locutores da rádio, Antonio Viviani, decidiu que era hora de ressuscitar a antiga emissora, Daud embarcou no projeto.

A Difusora São Paulo, que foi parte dos Diários Associados de Assis Chateaubriand (1862-1968) havia sido fechada em 1981.

"Nós tínhamos várias fitas, e elas serviram de base para nós recuperarmos as músicas da época", conta ele.

Ouça

Assim surgiu o site da Difusora 960, que toca, 24h por dia, canções da antiga rádio.

Segundo ele, a faixa de tempo explorada pela versão web vai além dos anos de funcionamento da original, chegando até meados dos anos 1990. "É o que ela teria tocado, se tivesse continuado."

Depois dessa época, porém, "a qualidade da música caiu muito" e, por isso, fãs dos sucessos dos anos 2000 não conseguirão encontrá-los no serviço de streaming.

INÉDITAS

O número de ouvintes ainda é pequeno, diz Daud. "Às vezes tem 15, até 30 ao mesmo tempo. Nós temos capacidade para até 200 pessoas ouvindo a rádio juntas".

Nem só de programação antiga vive a rádio, que já gravou programas inéditos com os locutores da época de ouro da rádio e tem outros na manga.

Ouça

Em um estúdio montado pelo radialista, a emissora funciona ou em modo "ao vivo", em que o próprio Daud escolhe as músicas que farão parte da playlist, ou então em modo automático.

Agora, ele se dedica a uma nova missão: identificar, por meio das fitas, todos os locutores que fizeram parte da história da rádio. Uma trabalheira, considerando os quase 50 anos de funcionamento da emissora original.

"E quanto a gente ganha com isso? Por enquanto, só o prazer de escutar de novo a Difusora."


Endereço da página:

Links no texto: