Folha de S. Paulo


Evento de música digital debate direito autoral em serviços de streaming

No momento em que uma enorme gama de conteúdo pirata convive com plataformas que tentam viabilizar o consumo de música na internet comercialmente, artistas e serviços de streaming estão longe de alcançar convivência pacífica.

O controle da reprodução de canções e a dificuldade de encontrar meios justos e claros de remuneração aos artistas pelas faixas disponibilizadas na web serão discutidos do DMX (Digital Music Experience), primeiro festival de música digital do Brasil, que acontece nesta terça (10) e quarta-feira (11), no Rio.

Na esteira de bandeiras levantadas por astros como Taylor Swift e Jay-Z, organizações como a Procure Saber, de Paula Lavigne, Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre outros, e o Grupo de Ação Parlamentar Pró Música (GAP), organizam-se para reivindicar mais transparência no mercado de música on-line.

Muitos artistas desconhecem as regras de pagamento de direitos autorais de serviços de streaming como Spotify, Deezer e Napster e pedem uma divisão mais clara e justa das receitas obtidas por essas plataformas.

Um dos debates do evento reunirá o músico Frejat, ex-Barão Vermelho e membro do GAP, o representante do Deezer na América Latina, Henrique Fares Leite, o executivo da Sony Claudio Vargas e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Discos, Paulo Rosa. Eles tentarão esclarecer a monetização do streaming e o futuro desse tipo de tecnologia.

Pedro Ladeira/Folhapress
Audiência pública no STF para discutir Lei de Direitos Autorais teve a participação de artistas como Frejat, Lobão e Paula Lavigne
Audiência pública no STF para discutir Lei de Direitos Autorais teve a participação de artistas como Frejat, Lobão e Paula Lavigne

Na programação, também estão discussões sobre novos modelos de arrecadação de direitos autorais —como um sistema de licenças únicas para conteúdo digital— e os sistemas de financiamento coletivo (crowdfunding) para viabilização de produtos musicais.

OS REIS DA INTERNET

O DMX ainda vai premiar artistas que se destacaram na internet entre julho de 2014 e junho de 2015, seja pelo número de downloads de suas músicas ou por estratégias eficientes de divulgação das canções.

As avaliações foram divididas em duas etapas. A primeira é um reconhecimento baseado em vendas digitais legais e inclui categorias como música mais baixada e mais reproduzida em plataforma de streaming. Concorrem hits absolutos da web, como os sertanejos "Cuida Bem Dela", de Henrique e Juliano, e "Domingo de Manhã", de Marcos e Belutti.

assista

A segunda premiará a criatividade de artistas, bandas e profissionais em interações digitais, campanhas de financiamento coletivo, vídeos e outras iniciativas. Anitta, Ivete Sangalo, padre Fábio de Melo e Luan Santana estão entre os concorrentes.

Os vencedores serão conhecidos na quarta, em uma cerimônia que terá shows de Ana Carolina, Daniel, Emicida, Pitty, entre outros. O evento será transmitido ao vivo pela internet.

DMX - DIGITAL MUSIC EXPERIENCE
QUANDO 10 e 11 de novembro
ONDE Teatro Bradesco (Avenida das Américas, 3.900, tel. 21 3431-0100)
QUANTO Grátis


Endereço da página: