Folha de S. Paulo


Grupo armênio faz apresentações em memória do genocídio étnico

Divulgação
Músicos do grupo The Gurdjieff Folk Instruments Ensemble
Músicos do grupo The Gurdjieff Folk Instruments Ensemble

O grupo armênio The Gurdjieff Folk Instruments Ensemble faz concertos por ocasião do centenário do genocídio que matou e deportou cerca de um milhão de pessoas de origem armênia entre 1915 e 1917.

As apresentações acontecerão na Sala São Paulo, com dois repertórios. No sábado (7), o programa será dedicado a obras do filósofo George Ivanovic Gurdjieff, uma espécie de mestre espiritual do país que compunha músicas junto com seu pupilo, o pianista russo Thomas de Hartmann. Já no domingo (8), haverá obras de Komitas Vardapet, tido como o maior compositor armênio de todos os tempos, com peças de música folclórica antiga e sacra. Essa é a primeira vez que a banda se apresenta na América Latina.

Tanto as canções místicas de Gurdjieff quanto as composições folclóricas de Vardapet receberam novos arranjos feitos por Levon Eskenian, diretor musical do grupo, que adaptou peças de piano para os instrumentos folclóricos tradicionais armênios, como o duduk (uma espécie de flauta) e o kiamancha (instrumento de cordas que deu origem ao violino).

THE GURDJIEFF FOLK INSTRUMENTS ENSEMBLE
QUANDO: sábado (7) e domingo (8)
ONDE: Sala São Paulo (praça Julio Prestes, 16, Centro, tel. 11 3367-9500)
QUANTO: ingressos a partir de R$ 40


Endereço da página: