Folha de S. Paulo


Curta de Walt Disney perdido há 87 anos é encontrado em Londres

O British Film Institute anunciou na última terça-feira (3) a descoberta em seu acervo de "Sleigh Bells", curta animado de Walt Disney e Ub Iwerks perdido desde 1928, quando foi exibido pela primeira vez.

Com seis minutos de duração, o filme traz Oswald the Lucky Rabbit (Coelho Osvaldo, em português), o primeiro personagem de Disney –com orelhas mais longas, ele se assemelha ao ratinho Mickey.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", o filme chegou ao acervo do BFI há 34 anos, parte de um lote comprado em 1931. Sem mais indicações, a instituição não identificou a raridade.

"Existe uma centena de coisas chamadas 'Sleigh Bells'", declarou seu porta-voz. No total, o arquivo possui cerca de um milhão de itens, o que impossibilita que a organização assista a todos eles.

Reprodução
ORG XMIT: 091401_0.tif 1926Os personagens da série Oswald, the Lucky Rabbit, criados por Walt Disney e por Ub Iwerks para a Universal Pictures em 1926. (Reprodução)
Os personagens da série Oswald, the Lucky Rabbit, criados por Walt Disney e por Ub Iwerks para a Universal Pictures em 1926

"O filme demonstra a vitalidade e imaginação da animação de Disney em um ponto crucial de seu início de carreira", declarou Robin Baker, curador-chefe do BFI National Archive.

O curta será exibido em 12 de dezembro, em Londres, 87 anos após seu lançamento.


Endereço da página: