Folha de S. Paulo


Taylor Swift é acusada de plagiar canção em processo de US$ 42 milhões

O cantor americano Jesse Graham, 50, acusa Taylor Swift, 22, de plagiar o refrão de "Shake It Off". Em 2013, ele lançou a canção "Haters Gonna Hate" com o verso "Haters gonna hate/Players gonna play" –segundo o músico, usado 72 vezes no single de estrela pop ("Cause the players gonna play, play, play, play, play / And the haters gonna hate, hate, hate, hate, hate").

De acordo com o site americano "TMZ", o cantor de R&B entrou na Justiça exigindo US$ 42 milhões como indenização e a inclusão de seu nome nos créditos da faixa.

No processo, Graham admite que a melodia das duas músicas não são parecidas, mas alega a apropriação indevida de sua letra.

"O refrão dela é o mesmo que o meu. Se eu não houvesse escrito 'Haters Gonna Hate', não haveria uma música chamada 'Shake It Off'", disse ao "New York Daily News".

Compare as duas canções:

Clipe de 'Shake It Off', canção supostamente plagiada

"Haters Gonna Hate", de Jesse Graham

Ao identificar a semelhança entre as canções, ele diz ter procurado os representantes de Taylor e solicitado a inclusão de seu nome nos créditos e uma "selfie" com a cantora para solucionar o problema, sem compensação financeira. Como o pedido foi negado, recorreu à Justiça.

"A princípio, eu estava disposto a deixar passar, mas a música é minha do começo ao fim", disse, salientando que seria "impossível" a cantora ter composto o mesmo refrão por coincidência.

A imprensa americana, no entanto, chamou a atenção para a popularidade da frase como expressão idiomática que existe há anos. Como exemplo, o site Mashable citou a canção "Playas Gon' Play", do 3LW, de 2000. Taylor não comentou o caso.

Ironicamente, a artista é conhecida por sua defesa ferrenha dos direitos autorais. Em fevereiro, a cantora registrou as frases "This Sick Beat", "Could Show You Incredible Things", "Nice To Meet You, Where You Been" e "Party Like It's 1989".

Pouco tempo depois, apagou sistematicamente do YouTube registros em vídeo de suas turnês, gravados e compartilhados por fãs. Na internet, o protecionismo de Taylor com sua propriedade intelectual é muitas vezes interpretado como mercenarismo, dando origem à piada "pague o boleto", usada como menção à cantora nas redes sociais.


Endereço da página:

Links no texto: