Folha de S. Paulo


Sem gravar há 10 anos, Los Hermanos faz show para nova geração de fãs

Uma década depois do lançamento do quarto e último álbum, "4", o Los Hermanos prova que, apesar de não ter músicas inéditas no mercado, chega à maioridade sem envelhecer – ao contrário, atrai novos fãs a cada dia: jovens na casa dos 20 anos que não se lembram da banda na época em que tocava "Anna Julia" no Domingão do Faustão. Era esse o perfil de grande parte do público que foi ao show do quarteto na Arena Anhembi, em São Paulo, na noite de sábado (24).

Um exemplo de novo fã é Nathalia Ribeiro, de 20 anos. Ela conheceu Los Hermanos depois do lançamento do disco derradeiro. "Meu irmão é mais velho e ouvia. Eu comecei a escutar depois de [a banda] acabar", diz, referindo-se ao hiato anunciado pelo grupo em 2007.

Marcelo Mattina/Divulgação
A banda Los Hermanos em show na Arena Anhembi, em São Paulo, no sábado (24)
A banda Los Hermanos em show na Arena Anhembi, em São Paulo, no sábado (24)

O mesmo aconteceu com Leonardo Marinelli, de 21 anos. "Ouço desde os 15", diz. "Sempre fui muito sentimental. Gosto da poesia das canções. E tem também a questão da crise da adolescência..."

Leonardo comprou o ingresso no dia em que o site Ticket360 abriu para venda. Demorou 20 minutos na fila virtual, mas conseguiu uma das 30 mil entradas vendidas até agosto, quando se esgotaram.

Sob 17ºC, Leonardo, Nathalia e todos que foram à Arena Anhembi testemunharam um show que oscilou entre o calor de hits como "O Vencedor", que abriu o setlist e levou o público a cantar a plenos pulmões – a ponto de abafar a voz de Marcelo Camelo –, e o frio de "Pois É", acompanhada apenas pelos fãs mais fervorosos.

No calor e no frio, o naipe de metais foi irretocável. Assim como foi excepcional o vocal de Rodrigo Amarante em canções como "Último Romance" e "A Flor": mais rouco que o normal – talvez pela sequência de shows que, somada ao show de São Paulo, chegou a nove apenas em outubro –, sua performance ganhou um ruído diferente, uma sujeira bem vinda. No palco, ele cantava para si mesmo, para agradar aos próprios ouvidos, e curtia o que ouvia.

Enquanto Amarante se divertia – a ponto de descer do palco para cantar "Quem Sabe" na pista, colado ao público –, Marcelo Camelo foi protocolar, com animação comedida, quase ensaiada. Mas nada que os fãs de Los Hermanos não perdoem – ao contrário, emprestam ao vocalista o vigor necessário para fazer de canções como "Tenha Dó" um grande sucesso no show de duas horas de duração.

Entre deslizes e acertos, o show de sábado comprovou: o melhor do Los Hermanos são os fãs.

A banda faz mais um show em São Paulo no domingo (25) e depois segue para o Rio de Janeiro, para quatro apresentações (de 30 de outubro a 2 de novembro).

SETLIST

"O Vencedor"
"Retrato pra Iaiá"
"Além do que Se Vê"
"Todo Carnaval Tem Seu Fim"
"O Vento"
"Cadê teu suín-?"
"Do Sétimo Andar"
"Samba a Dois"
"Cara Estranho"
"Condicional"
"Pois É"
"Morena"
"Um Par"
"O Velho e o Moço"
"A Outra"
"Paquetá"
"Sentimental"
"Primeiro Andar"
"Tenha Dó"
"Descoberta"
"Deixa o Verão"
"De Onde Vem a Calma"
"Conversa de Botas Batidas"
"Último Romance"
"A Flor"

ENCORE
"Adeus Você"
"Anna Julia"
"Quem Sabe"
"Pierrot"


Endereço da página: