Folha de S. Paulo


Maquiagem agora junta pele 'natural' e cores explosivas nos olhos e na boca

O que é bom para o verão europeu deve ser bom para o inverno brasileiro.

Poucos dias antes dos desfiles da São Paulo Fashion Week, os destaques das semanas de moda internacionais deram as pistas do que promete vingar no país.

Independentemente da estação, a palavra que ecoa é naturalidade. Pele fresca e cabelo com textura natural são a base para looks que vão do romântico ao grunge.

Em momentos de naturalidade em alta, a meta é maquiar sem deixar vestígios. Segundo a maquiadora Fabiana Gomes, o que muda é o acabamento da pele: nas passarelas de verão, mais brilhante; no inverno, semiopaco, iluminado nas laterais.

No terreno da naturalidade, sobrancelhas acham solo fértil para se desenvolverem. Espessas, surgem com novo formato. "São retas, sem arco definido, têm jeito de menino", diz Fabiana.

Tendo a pele saudável como pano de fundo, lábios e olhos entram no foco. "A tendência de frescor vem com um ponto único de destaque, um tom forte no olho ou na boca", diz o maquiador e cabeleireiro Lau Neves.

Nos lábios, as apostas são cores explosivas e inusitadas, como o ocre meio dourado, da Prada, o ameixa da Burberry Prorsum ou os vermelhos de Céline e Nina Ricci. "São cores pontuais, nada rebuscado", diz o cabeleireiro e maquiador Robert Estevão.

TRAÇO LIVRE

Nos olhos, o traço é livre e criativo, com borrões coloridos, construídos com pincéis ou com a ponta dos dedos. Na paleta de cores estão azul, amarelo, rosa, verde, pink, laranja e os tons metalizados.

"O olho é borrado, como uma pincelada numa tela, ou é gráfico, com um desenho que desafia o formato natural dos olhos. Tem um traço forte, que geralmente não se usa na rua", diz Lau Neves.

Os novos grafismos produzidos por lápis e delineador e a volta dos cílios postiços deixam para trás o gatinho tradicional. "A linha pode ser construída longe dos cílios, entre a pálpebra móvel e a sobrancelha, ou pode ser mais curta, indo do meio da pálpebra para o canto externo do olho ou ainda feita com dois tons de 'eyeliner' ao mesmo tempo", diz o cabeleireiro e maquiador Celso Kamura.

A textura natural do cabelo também aparece nas passarelas. Um mesmo penteado ganha volume, balanço ou desenho personalizado, dependendo do tipo de fio.

"As meninas da Gucci, por exemplo, eram todas da mesma turma, um pouco nerds, mas cada uma do seu jeito", diz o cabeleireiro e maquiador Daniel Hernandez.

Menos minimalistas que em temporadas anteriores, os penteados são coroados por tiaras e tranças. "A trança virou um acessório", diz o cabeleireiro Ricardo Rodrigues.

A tesoura afiada ensaia um retorno. "No desfile da Lanvin, os cabelos foram presos para parecer que eram bem curtos", diz Estevão.

Outra novidade é o corte de fio reto, no ombro, com ou sem franja. "São cabelos com desenho mais quadrado. A franja é longa, de pontas desfiadas quase entrando nos olhos", diz o cabeleireiro e maquiador Wilson Eliodório.


Endereço da página:

Links no texto: