Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Trama de professor fanático pelos Beatles ganha estética retrógrada

Em 1966, John Lennon passou uma temporada em Almeria, sul da Espanha, rodando como ator o filme "Como Ganhei a Guerra", uma comédia de humor negro dirigida por Richard Lester ("Help!").

Fanático pelos Beatles, um professor espanhol foi ao encontro de Lennon e lhe fez um pedido –que teria sido atendido e levado a uma sutil mudança na forma como o grupo inglês lançava seus discos.

Para descobrir essa novidade, é preciso esperar o final de "Viver é Fácil com os Olhos Fechados", que tira seu título de uma frase da canção "Strawberry Fields Forever" ("living is easy with eyes closed").

Dirigido por David Trueba ("Soldados de Salamina", irmão do cineasta Fernando Trueba) e ganhador de seis prêmios Goya, o filme parte desse fato real para criar uma história ficcional sobre a viagem do professor até Lennon.

No longa, Antonio (Javier Cámara) é um professor que ensina seus alunos a falar inglês a partir das músicas dos Beatles e que, ao saber da presença de Lennon em terras espanholas, pega seu carro e dirige até Almeria.

Divulgação
Legenda Cena de
Cena de "Viver É Fácil de Olhos Fechados"

No caminho, dá carona a dois jovens: Belén (Natalia de Molina), garota que escapa de uma casa onde é escondida para ocultar sua gravidez do mundo, e Juanjo (Francesc Colomer), adolescente que foge de um pai autoritário que não aceita seu cabelo comprido.

O subtexto dessa fábula agridoce é o choque entre o discurso progressista de Lennon, que tem em Antonio um porta-voz, e a mentalidade conservadora da Espanha franquista, representada pelos pais de Belén e Juanjo e pelos habitantes de Almeria.

Como em outros road movies, os personagens vão se transformando internamente à medida que se modifica a paisagem externa. Sob a batuta do sonhador Antonio, Belén e Juanjo descobrem possibilidades menos conformistas para suas vidas.

Libertário na mensagem, "Viver é Fácil com os Olhos Fechados" é conservador na estética. Um filme que parece ter sido realizado antes do surgimento dos Beatles.

Mas, dentro de uma proposta de linguagem acadêmica, David Trueba entrega um filme correto e, em alguns momentos, tocante –com a ajuda do sempre eficiente Javier Cámara (o enfermeiro de "Fale com Ela").

A favor do filme é preciso dizer também que ele cresce muito no final, quando a onipresente e melancólica trilha incidental é substituída por "Strawberry Fields Forever".

VIVER É FÁCIL COM OS OLHOS FECHADOS (VIVIR ES FÁCIL CON LOS OJOS CERRADOS)
DIREÇÃO David Trueba
ELENCO Natalia de Molina, Francesc Colomer, Javier Cámara, Ramon Fontserè
PRODUÇÃO Espanha, 2013, 14 anos
QUANDO em cartaz


Endereço da página: