Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Preconceito e clichês de 'Horas de Desespero' beiram o absurdo

Mais habituados aos registros da comédia, Owen Wilson e Lake Bell são os protagonistas deste "Horas de Desespero", drama de ação cheio de tensão e violência.

Os dois até que se saem bem como um casal que chega com as duas filhas ao sudeste da Ásia, onde ele vai trabalhar como engenheiro, mas logo se vê no olho do furacão por conta de um golpe de Estado. São caçados por hordas de rebeldes enfurecidos e devem se superar para sobreviver.

Nessa epopeia, o casal conta com a ajuda providencial do britânico Hammond (Pierce Brosnan), um tipo tão enigmático quanto cabotino, que conhece bem o país.

Experiente como diretor de filmes de horror e suspense, John Erick Dowdle cria uma atmosfera opressiva, transformado a cidade num labirinto diabólico onde as ameaças estão por toda parte.

Paralelamente, usa velhas receitas para incensar a coragem do casal, como na cena mais emblemática, quando Jack (Owen Wilson) obriga a família a pular do teto de um edifício até o prédio vizinho.

Aqui, o recurso fácil da câmera lenta acentua a dramaticidade da situação e o heroísmo do pai. A trilha funciona da mesma forma.

Divulgação
TheCoup_Day26-15437.nef Cena do filme Horas do Desespero. Atores Pierce Brosnan e Owen Wilson Crédito Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Pierce Brosnan (esq.) e Owen Wilson em cena do filme "Horas do Desespero"

Mas os clichês do filme não são nada quando comparados à indigência do roteiro, um monumento ao maniqueísmo em que todos os preconceitos sobre o estrangeiro, segundo o ponto de vista americano, se materializam.

Nossa família modelo está num país que sequer é nomeado, suas especificidades geopolíticas são ignoradas, colocando tudo no nível mais rasteiro do delírio de perseguição e dos velhos mitos do "perigo amarelo" –angústias tipicamente norte-americanas.

A única saída frente a tanta desfaçatez é encarar esse festival moralmente desonesto de absurdos como uma comédia.

HORAS DE DESESPERO (No Escape)
DIREÇÃO John Erick Dowdle
ELENCO Owen Wilson, Lake Bell e Pierce Brosnan
PRODUÇÃO EUA, 2015, 16 anos


Endereço da página: