Folha de S. Paulo


Vocalista dos Eagles critica Frank Ocean e Kanye West em entrevista

Don Henley, vocalista e um dos fundadores da banda americana The Eagles, teve muito o que criticar em entrevista concedida ao jornal britânico "The Guardian".

O músico se envolveu em uma disputa com o cantor Frank Ocean no ano passado após este usar sem autorização um "sample" —trecho da construção musical de uma gravação reutilizado em uma nova música— de "Hotel California", clássico de 1977 dos Eagles, em "American Wedding", faixa do CD "Nostalgia, Ultra".

"Você não pode reescrever a letra da música de outra pessoa, gravá-la e colocá-la na internet", declarou Henley na época, opinião que ainda sustenta. "Algumas dessas crianças cresceram em um mundo que não compreende ou respeita direitos autorais ou propriedade intelectual. Eles encaram as músicas como brinquedos interativos."

Segundo a revista "NME", Ocean justificou o uso não autorizado do trecho como uma homenagem ao músico. "Esse cara não é rico pra caramba? Por que processar o novato? Eu não lucrei um centavo com aquela música. Eu a lancei gratuitamente. Estou prestando uma homenagem."

O gesto, porém, não comoveu Henley. "Não achei que ele foi legal. Achei que era um canalha sem talento. Ainda acho", criticou. Para o vocalista, a questão também não é o intérprete. Perguntado se gostaria caso Kanye West tivesse feito o mesmo, foi categórico: "Não. Ficaria tão bravo quanto. Também não gosto dele. Ele não será presidente —é ou incrivelmente arrogante ou incrivelmente inseguro, talvez uma combinação dos dois."

Don Henley lançou "Cass County", seu primeiro álbum solo em 15 anos, no último domingo (25/9). O CD country tem participações de Mick Jagger, Dolly Parton e Miranda Lambert.


Endereço da página: