Folha de S. Paulo


Como o evento, último show do Rock in Rio teve altos e baixos

Estrela de primeira grandeza na constelação do pop mundial, a norte-americana Katy Perry, 30, fechou a sexta edição nacional do Rock in Rio, já na madrugada de segunda-feira (28), com uma apresentação que ilustrou alguns dos pontos fracos e fortes do festival.

É inegável o poder de atração da cantora, que conta com imenso fã-clube, e o profissionalismo de seu show, grandioso e teatral, ainda que ocasionalmente brega.

Por outro lado, dado o perfil do seu público –totalmente infantojuvenil–, colocá-la para encerrar a alta noite de domingo (27) não foi a decisão mais sensata.

Para piorar, o show atrasou e só começou à 0h30 da segunda-feira. Ambos os equívocos são recorrentes na história do festival.

Outro problema foi não selecionar para o dia atrações com o mesmo perfil da estrela da noite –a maioria do público não tinha nem nascido na época em que Al Jarreau e a banda A-Ha eram relevantes, por exemplo.

O fato de que a mesma Katy Perry havia se apresentado no Rock in Rio 2011 mostra falta de criatividade dos organizadores, mas é preciso reconhecer que grande parte da jovem plateia nem sequer tinha idade para ir a um festival há quatro anos.

Para esses, portanto, a experiência foi inédita e recompensadora, já que a cantora é divertida, interativa –falou muito com a plateia e chamou uma fã ao palco– e tem pérolas pop como "I Kissed a Girl" e "Hot n' Cold".

NAS REDES SOCIAIS

Uma análise da Scup, empresa de monitoramento digital, trabalhou com a amostragem de 1,7 milhão de comentários sobre o festival nas redes sociais entre os dias 1º e 28 de setembro. Segundo ela, o primeiro dia foi o mais badalado no Twitter e no Instagram: foram mais de 287 mil comentários, dando ao Queen a segunda colocação entre os assuntos mais comentados em todo o evento, com 13,11% das menções.

Liderado pelo Metallica, o segundo dia só perdeu para o primeiro —foram 254 mil postagens.

A sétima noite de festival fechou o Rock in Rio em terceiro lugar, com 225 mil comentários, muitas deles sobre Katy Perry. Menções à cantora americana em 13,07% das mensagens lhe valeram a terceira colocação entre as atrações mais populares.

Já o primeiro lugar ficou com Rihanna, disparado o assunto mais repercutido do evento: 26,98% de todos os comentários monitoradas mencionavam a cantora, que confirmou o destaque do pop nas redes sociais.

Na sequência vieram Metallica (8,7%), System of a Down (7,37%), Slipknot (6,27%), Sam Smith (4,76%), A-ha (3,22%), OneRepublic (2,29%) e Korn (1,74%).

De acordo com a análise, as mulheres superaram os homens em menções ao festival, com 51%. Entre os estados, Rio de Janeiro (35,2%), São Paulo (21,4%), Minas Gerais (6,4%) e Rio Grande do Sul (6,4%) foram os mais ativos.

Ainda segundo o levantamento, 38,96% das menções ao Rock in Rio foram positivas, 56,78% neutras e 4,26% negativas.


Endereço da página:

Links no texto: