Folha de S. Paulo


Suplicy assiste ao show do Brothers of Brazil e é tratado como rockstar

O secretário paulistano de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy (PT), deu voltinhas em torno de si e soquinhos no ar para prestigiar o Brothers of Brazil, banda dos filhos Supla e João Suplicy que abriu o palco Sunset neste sábado (26), penúltimo dia de Rock in Rio.

Tratado como rockstar, o ex-senador tirou selfies com cerca de 15 garotas em menos de cinco minutos.

Depois contou como a neta Laura, filha de João, falou com ele sobre uma tal de Rihanna no voo para o Rio. Katy Perry (cantora cujo nome escapava ao petista) também foi tópico.

Rogerio Fidalgo/AgNews
Eduardo Suplicy curtiu o show dos filhos Joao e Supla no Rock in Rio
Eduardo Suplicy curtiu o show dos filhos Joao e Supla no Rock in Rio

Notório amante da música, o ex-congressista que já cantou Bob Dylan e Racionais MC's no Senado disse que não titubearia se os filhos o chamassem para se unir a eles e a Glen Matlock, ex-Sex Pistols que tocou no show.

"Se eles tivessem me convidado, estaria pronto", diz.

Suplicy lembrou que Supla e João lhe deram um presente de aniversário: fez 74 anos e foi chamado para cantar com a prole no Sesc Itaquera, em São Paulo. Mandou uma versão roqueira de "Pra Não Dizer que Não Falei de Flores", de Geraldo Vandré.

Cercado por jornalistas, ele respondeu por 20 minutos a perguntas sobre política. O que achava da ida da ex-mulher e ex-petista Marta Suplicy para o PMDB? Conversou com ela antes? Vai ter impeachment da presidente? O que acha das manifestações contra Dilma Rousseff?

Sempre polido, Suplicy repetiu o de sempre: não pensa em deixar o PT, Marta não o procurou, mas se quiser dialogar, estará "aberto a conversar", acha que todos têm "liberdade de expressão" para criticar e não acredita que Dilma sairá do cargo.

Também lembrou que desde junho de 2013 vem tentando marcar uma audiência com a presidente, em vão. Após dois anos de espera, o encontro foi marcado para 22 de junho, às 17h. "Mas o chefe de gabinete dela me ligou dez para as 15h e desmarcou."

Ainda na seara política, o secretário de Direitos Humanos e eterno defensor da Renda Básica de Cidadania disse que aprova a criação do Ministério da Cidadania, que juntará as pastas de Igualdade Racial, Direitos Humanos e Mulheres.

E criticou (do seu jeito cavalheiro) a promessa do Planalto de entregar cinco ministérios para o PMBD, como forma de contornar a crise e tentar segurar o apoio do partido. "Sempre tive por norma não fazer indicações [para cargos políticos]. Gostaria que o próprio PMDB tivesse uma postura dessa forma."

De volta à música, Suplicy disse que punk-rock dos Sex Pistols não é muito sua praia –gosta mais de Bob Dylan, Beatles e Elvis Presley, fora o rap, "para compreender bem esse sentimento de jovens de bairros periféricos".

Enquanto o secretário conversava com a imprensa, alguém postou em seu Facebook uma foto dele com o neto Felipe. Suplicy explicou que não iria longe no Rock in Rio porque ficou encarregado de levar Felipe para casa, enquanto as netas Maria Luiza e Laura ficavam para o show da tal de Rihanna.

Editoria de Fotografia/Folhapress
Especial Timelapse Rock in Rio 2015
Especial Timelapse Rock in Rio 2015

Endereço da página:

Links no texto: