Folha de S. Paulo


Temporada de séries: confira 15 que voltam e outras 5 novidades

O outono do hemisfério Norte é a estação favorita de muitos fãs de séries. Isso porque a "fall season" chega com o retorno de alguns dos programas de maior sucesso da televisão, como "The Big Bang Theory", cuja nona temporada estreou na CBS na segunda-feira (21), e "Downton Abbey", que deu início a seu sexto e último ano no Reino Unido no domingo (20).

Tem seriado para ocupar o telespectador por um bom tempo: a oferta contempla mais de 70 retornos e cerca de 30 estreias, o que significa que é bem fácil se perder no calendário. Para ajudá-lo nesta tarefa insana, a "Ilustrada" selecionou uma modesta seleção com 15 séries que estão voltando, algumas, na última temporada, e outras cinco novidades. Confira:

Modern Family - 7ª temporada (ABC, 23/9)

Modern Family

"Modern Family" pode ter visto "Veep" interromper sua série histórica de cinco vitórias consecutivas no Emmy, mas continua um sucesso de audiência — a consultoria Nielsen estima 8 milhões de espectadores por episódio. Sofia Vergara (Gloria) também não tem do que reclamar: foi eleita pela revista "Forbes" a atriz mais bem paga da TV.

Em seu sétimo ano, a comédia da ABC verá mudanças na dinâmica familiar das famílias Dunphy, Pritchard e Tucker: Alex (Ariel Winter) irá para a faculdade, Gloria tentará a sorte no empreendedorismo e Cam (Eric Stonestreet) e Mitchell (Jesse Tyler Ferguson) alugarão temporariamente parte da casa por problemas financeiros, abrindo o caminho para novas participações especiais.

No Brasil, "Modern Family" é exibida pelo Fox Life, mas sua sétima temporada ainda não tem previsão de estreia.

Empire - 2ª temporada (Fox, 23/9)

Empire

Ainda em sua primeira temporada, a série do diretor Lee Daniels ("Preciosa") foi eleita o programa do ano pela Associação dos Críticos de TV dos EUA, registrando 17 milhões de espectadores em seu último episódio.

Ganchos para a segunda temporada não faltam: Lucious (Terrence Howard) nomeou Jamal (Jussie Smollett) seu sucessor e foi preso por matar Bunkie (Antoine McKay), Andre (Trai Byers) e Rhonda (Kaitlin Doubleday) têm seu próprio assassinato para esconder e Hakeem (Bryshare Y. Gray) transou com a ex-namorada do pai, Anika (Grace Gealey).

A Fox Life começa nesta quarta (23) a exibir a segunda temporada "Empire" no Brasil, às 23h15.

Grey's Anatomy - 12ª temporada (ABC, 24/9)

Grey's Anatomy

A série de Shonda Rhymes vira a página após a morte de seu protagonista, o neurocirurgião Derek Shepherd (Patrick Dempsey). Em entrevista à "Entertainment Weekly", a intérprete de Meredith Grey, Ellen Pompeo, disse que o desafio para a nova fase do programa é fazer algo novo que mantenha a audiência engajada mesmo sem o par românico de sua personagem.

O 12º ano da série, possivelmente seu último, promete ser mais leve que os anteriores, para a felicidade dos fãs, que já transformaram em piada a facilidade com que Shonda descarta seus personagens —George O'Malley (T.R. Knight), Lexie Grey (Chyler Leigh) e Mark Sloan (Eric Dane) são só alguns. Se os médicos remanescentes sobreviverão a mais uma temporada, só assistindo para saber.

A Sony exibe "Grey's Anatomy" às segundas-feiras, às 21h30. A 12ª temporada ainda não tem data de estreia.

Scandal - 5ª temporada (ABC, 24/9)

Scandal

Quinn (Katie Lowes) e o restante da equipe de Olivia Pope (Kerry Washington) conseguiram enquadrar Eli Pope (Joe Morton) em um crime financeiro e mandá-lo para a cadeia mesmo após ele ter destruído os rastros da B-613, divisão secreta da CIA.

A trama política não agradou muitos espectadores, que esperam mesmo a resolução da briga entre Mellie (Bellamy Young) e Fitz (Tony Goldwyn), que a expulsou da Casa Branca por ter indiretamente causado a morte de civis.

No Brasil, "Scandal" é exibida pela Sony. Sua quinta temporada ainda não tem previsão de estreia.

How to Get Away With Murder - 2ª temporada (ABC, 24/9)

How to Get Away With Murder

Os fãs da série não terão de esperar muito para descobrir quem matou Rebecca (Katie Findlay): segundo a "Entertainment Weekly", a identidade do assassino será revelada já no primeiro episódio.

O segundo ano do programa terá Famke Janssen no elenco, mas é mesmo Viola Davis a quem todos querem ver. A atriz, que já havia vencido o prêmio de melhor atriz dramática do Sindicato dos Atores, levou também o Emmy em vitória histórica.

"How to Get Away With Murder" é exibida no Brasil pela Sony, mas sua segunda temporada ainda não tem previsão de estreia.

CSI: Crime Scene Investigation - 16ª temporada (CBS, 27/9)

CSI

Consagrada seis vezes como a série de drama mais vista no mundo, "CSI" sairá do ar com uma bagagem de 16 anos, 337 episódios e três spin-offs —entre eles "Cyber", cuja segunda temporada estreia em 4 de outubro. Em seu auge, a série chegou a registrar 25 milhões de telespectadores por episódio.

Porém, a última temporada será bem curtinha: apenas um telefilme, que será exibido no dia 27 de setembro na CBS. E o veterano Ted Danson continuará no ar. Ele migrará para "Cyber", estrelado por Patricia Arquette.

O AXN exibe o final de "CSI" no Brasil no dia 21 de outubro, quarta-feira, às 22h.

Brooklyn Nine-Nine - 3ª temporada (Fox, 27/9)

Brooklyn nine Nine

O terceiro ano de "Brooklyn Nine-Nine" reunirá Andy Samberg e Bill Hader ("Descompensada"), ex-colegas de elenco em "Saturday Night Live". Hader será o novo capitão da delegacia, substituindo o Holt (Andre Braugher). Outra novidade é Archie Panjabi, que viverá uma tenente interessada em Boyle (Joe Lo Truglio).

No Brasil, a série é exibida pelo canal TBS às terças, 12h25. Sua segunda temporada não tem previsão de estreia.

The Good Wife - 7ª temporada (CBS, 4/10)

A série da CBS resolveu ousar e seguir o arco da candidatura de Peter (Chris Noth) à presidência paralelamente à vida real. Na prática, isso significa que o personagem concorrerá com Hilary Clinton pela indicação do partido democrata.

Em seu sétimo ano, o programa ganhou dois nomes novos no elenco: Jeffrey Dean Morgan, como o substituto de Kalinda (Archie Panjabi) e possível interesse romântico de Alicia, e Margo Martindale (vencedora do Emmy de melhor atriz convidada este ano por "The Americans") como uma gerente de campanha que entra em conflito com Eli (Alan Cumming).

O Universal exibe episódios inéditos da sexta temporada de "The Good Wife" às quintas-feiras, 22h.

Homeland - 5ª temporada (Showtime, 4/10)

Homeland

Pegue uma série de sucesso e acrescente Vladimir Putin, o conflito na Crimeia, Edward Snowden e o Estado Islâmico. É com essa receita que "Homeland" volta em seu quinto ano, o primeiro ambientado em Berlim. À imprensa, o presidente do canal Showtime, David Nevins, justificou a escolha:

"Berlim é uma encruzilhada entre o velho bloco do leste e o bloco ocidental e [também] entre a Europa ocidental e o mundo muçulmano. É o lugar com as leis de privacidade mais rígidas do mundo", disse.

"Homeland" é exibida no Brasil pelo FX, mas sua quinta temporada ainda não tem previsão de estreia.

The Leftovers - 2ª temporada (HBO, 4/10)

The Leftovers

Enquanto a primeira temporada lidou com a dissolução de uma família, a segunda será focada em recomeços. Kevin (Justin Theroux) e Nora (Carrie Coon) se mudam para uma cidadezinha no Texas que não teve arrebatados na Partida Repentina –até um dos moradores desaparecer após a chegada da nova família.

A HBO exibe "The Leftovers" a partir de 4 de outubro, aos domingos, 23h.

American Horror Story: Hotel - 5ª temporada (FX, 7/10)

American Horror Story

Lady Gaga. Esta talvez seja a principal razão para assistir à quinta temporada da minissérie de terror, que ainda terá Kathy Bates, Angela Bassett, Sarah Paulson, Matt Bomer, Wes Bentley e Naomi Campbell no elenco.

Desta vez, a trama será ambientada no Hotel Cortez, onde a personagem de Gaga mantém uma dieta de sexo e sangue. De acordo com o criador Ryan Murphy, a série ainda revisitará a mansão da primeira temporada em um dos episódios.

O FX exibe "American Horror Story: Hotel" no Brasil a partir do dia 7 de outubro, quinta-feira, assim que acabar a transmissão americana —o horário não foi especificado.

The Walking Dead - 6ª temporada (AMC, 11/10)

Walking Dead

A morte de Pete (Corey Brill) nas mãos de Rick (Andrew Lincoln) pode ter começado uma batalha pelo controle de Alexandria. Em entrevista à "Entertainment Weekly", o produtor executivo Greg Nicotero revelou que a série começará seu sexto ano com uma cena eletrizante antes de saltar no tempo. A sexta temporada ainda promete revelar mais sobre os Lobos, como quem são e o que querem.

A Fox exibe o retorno de "The Walking Dead" no Brasil no dia 11 de outubro, às 23h.

Jane the Virgin - 2ª temporada (The CW, 12/10)

Jane the Virgin

A produtora Jennie Snyder confirmou que a grávida virgem Gina Rodriguez casará nesta segunda temporada, mas se recusou a dizer com quem. O detetive Michael (Brett Dier) e o milionário Rafael (Justin Baldoni) são os candidatos mais prováveis, mas um terceiro pretendente não está descartado. A série também falará sobre imigração, com a avó de Jane, Alba (Ivonne Coll), tendo de lidar com seu status ilegal.

Fargo - 2ª temporada (FX, 12/10)

Fargo

Em sua segunda temporada, a trama do FX será ambientada em outra cidade e em outra época. Agora em 1979, ela contará a história do embate entre duas gangues rivais de Minnesota e do casal (vivido por Kirsten Dunst e Jesse Plemons) que se vê em meio a elas. O policial Lou Solverson retorna ao programa, mas vivido pelo ator Patrick Wilson em sua versão mais nova.

The Knick - 2ª temporada (Cinemax, 16/10)

The Knick

O doutor John W. Thackery (Clive Owen) volta a expandir os limites da medicina e quer "fazer história" nesta segunda temporada de "The Knick". Desta vez, ele recorre a outra droga, a heroína, para combater seu vício em cocaína.

O Max Up exibe "The Knick" no Brasil às sextas-feiras, 23h.

ESTREIAS

1. Minority Report (Fox, 21/9)

Minority Report

Não foi é desta vez que Tom Cruise migra para a televisão. A adaptação do clássico de Steven Spielberg lançado em 2002 ambientará a trama dez anos após os eventos do longa.

Na série, um dos "precogs" (crianças que após serem salvas pela ciência desenvolvem a habilidade de prever assassinatos), Dash (Stark Sands), continua assombrado por visões, mesmo após a dissolução da unidade pré-crime da polícia. Ele decide impedir as mortes por si mesmo e se tornar um vigilante, tarefa que desempenhará com ajuda da detetive Lara Vega (Meagan Good).

A Fox exibe "Minority Report" no Brasil às quintas, 0h50.

2. Scream Queens (Fox, 22/9)

Scream Queens

Ryan Murphy mistura "Meninas Malvadas" aos clássicos do terror em seu novo seriado para a Fox, lançado ontem simultaneamente no Brasil e nos EUA. A trama gira em torno da Universidade Wallace, onde um serial killer misterioso começa a vitimar alunos da fraternidade Kappa House.

O elenco mistura nomes conhecidos do público teen, como Emma Roberts ("Garota Mimada"), Ariana Grande ("Brilhante Victória"), Lea Michele ("Glee"), Keke Palmer ("True Jackson") e Nick Jonas ("Camp Rock").

A Fox exibe "Scream Queens", às quartas-feiras, 0h30.

3. Heroes Reborn (NBC, 24/9)

Heroes Reborn

A série sobre pessoas com super poderes, que terminou em 2010 após quatro temporadas, tem sua trama resgatada na minissérie da NBC. A continuação, contudo, não trará todos os personagens principais, mas Jack Coleman (Noah Bennet), Matt Greg Grunberg (Matt Parkman), Jimmy Jean-Louis (Haitiano) e Masi Oka (Hiro Nakamura) reprisam seus papéis.,

A TNT exibe "Heroes Reborn" no Brasil a partir do dia 5 de outubro, às segundas, 22h30.

4. Supergirl (CBS, 26/10)

Supergirl

O produtor-executivo Greg Berlanti, que assina "Arrow" e "The Flash", emplacou sua terceira série de super-heróis com "Supergirl". A protagonista da vez é Kara Zor-El (Melissa Benoist), prima de Clark Kent que também veio à Terra e esconde seus poderes, combatendo vilões na surdina.

Embora o programa seja de outra emissora (CBS, e não a CW de "Arrow e "Flash"), Berlanti já declarou à imprensa que os heróis coexistem no mesmo universo, deixando no ar a possibilidade de um crossover (quando personagens aparecem em outras séries que não as suas).

5. Ash vs. Evil Dead (Starz - 31/10)

Ash vs. Evil Dead

Bruce Campbell reprisa o papel que o consagrou na década de 80. Na série de dez episódios do canal Starz, Ash J. Williams enfrentará demônios internos e externos para impedir que uma praga global domine o mundo 34 anos após "A Morte do Demônio". O elenco ainda trará Lucy Lawless, a Xena de "A Princesa Guerreira".

Sam Raimi, diretor do longa original e de suas sequências, assina como produtor executivo. À imprensa, ele garantiu que o programa manterá a carnificina característica dos filmes com a bênção da emissora.


Endereço da página:

Links no texto: