Folha de S. Paulo


Com 24 shows, Rock in Rio se torna o maior encontro de heavy metal do país

Veja vídeo

Quem gosta de Rihanna, Sam Smith ou A-Ha nem vai perceber, mas o Rock in Rio 2015 acabou se transformando no maior festival de heavy metal na história do país.

São três dias totalmente voltados ao rock pesado: este sábado (19), com encerramento a cargo do Metallica, e quinta (24) e sexta (25) da semana que vem, em noites fechadas, respectivamente, por System of a Down e Slipknot.

Somados os oito shows diários, são 24 atrações de peso.

Até agora, a maior reunião de bandas nacionais e internacionais do gênero era o festival paulistano Monsters of Rock 2013, que teve 15 shows.

Em 2013, um festival megalomaníaco foi anunciado para São Luís (Maranhão), com três dias de metal e muitas atrações internacionais. Mas era tão megalomaníaco que deu errado, por problemas financeiros. Depois de um primeiro dia com várias ausências, foi cancelado no segundo por não oferecer segurança e acomodação ao público.

Editoria de Arte/Folhapress
Rock in Rio - Dia 2
Da esq. para a dir.: Slipknot, Korn, Deftones e Metallica

Agora, na bem confortável Cidade do Rock, quase todas as "subtribos" do metal terão representantes. Com sete convidados em shows no palco Sunset, são 31 nomes conhecidos do público headbanger.

Talvez a mistura mais interessante aconteça neste sábado (19), no palco Sunset. Às 16h30, os brasileiros do longevo Angra terão seu show de power metal reforçado por duas figuras loiras e antológicas do gênero: Dee Snider, 60, e Doro Pesch, 51.

O americano Snider é o cabeludão de rosto maquiado que se consagrou no vocal do Twisted Sister nos anos 1980. Já a alemã Doro surgiu na mesma década como vocalista do Warlock. Após constatar que era sua figura bonitona que fazia a diferença na banda, partiu para a carreira solo.

Mas tem muito mais nos dias metálicos do Rock in Rio. Quem abre o palco Mundo no sábado (19) é a banda francesa com nome de monstro japonês Gojira. Eles transitam pelo metal progressivo, assim como o brasileiro Noturnall (que abre o dia no palco Sunset) e o americano Mastodon, programado para sexta (25).

O tradicional hard rock, estilo que pode ser definido como um "pré-metal", tem representantes estrangeiros (Royal Blood e Mötley Crüe, em ação nesta sexta) e os novatos brasileiros John Wayne e Project 46, que dividem o palco Sunset na quinta (24).

A mistureba segue com o rock industrial do Ministry e o nu metal do Korn, que sobem ao Sunset neste sábado.

Para a semana que vem, mais nu metal (Slipknot), thrash metal (Lamb of God), metal alternativo (Defotnes e De La Tierra, a banda latina que tem Andreas Kisser, do Sepultura, o metal sinfônico do Nightwisah e até metal gótico de Portugal, com Moonspell.

*

FIQUE DE OLHO

Ethan Miller/Reuters
ORG XMIT: 523801_0.tif Motley Crue drummer Tommy Lee performs during a sold-out show at The Joint inside the Hard Rock Hotel & Casino in Las Vegas, Nevada March 20, 2005. The recently-reunited U.S. hard rock band is on tour to promote the new platinum-selling two-disc, best-of release,
Tommy Lee, baterista da banda Mötley Crüe

Tommy Lee é o "cara" de hoje no festival. Rock é muito mais do que tocar. Os fãs querem atitude roqueira, gostam do astro que vive além do limite, na cartilha de sexo, drogas e rock and roll. O baterista do Mötley Crüe é seu retrato mais fiel. Seu corpo muito magro e muito tatuado já recebeu um cardápio de drogas inacreditável.

*

SHOWS DE HOJE

PALCO MUNDO

Metallica (0h)

>> Uma das lendas do thrash metal, a banda tocará pela terceira vez seguida no Rock in Rio. O álbum "Masters of Puppets" definiu toda uma geração do rock pesado

Mötley Crüe (22h30)

>> O mais safado e acelerado representante do metal californiana nos anos 1980, o grupo coleciona lendas sobre excessos com drogas e orgia com tietes. Ozzy Osbourne, justo ele, disse que o Mötley Crüe é a banda mais louca e devassa que já conheceu

Royal Blood (21h)

>> O fã mais famoso do duo inglês de hard rock é Jimmy Page. Para o lendário guitarrista do Led Zeppelin, "o Royal Blood toca com a alma de seus bons antecessores, mas está levando o gênero a um outro patamar"

Rodrigo Capote/Uol
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 19-10-2013 : MONSTERS OF ROCK - Show da banda KORN durante o festival Monsters of Rock no Anhembi, zona norte da cidade. - (Foto: Rodrigo Capote/Uol) ***EXCLUSIVO UOL***
Show da banda Korn no festival Monsters of Rock; grupo se apresenta no Rock in Rio neste sábado (19)

PALCO SUNSET

Korn (20h)

>> Uma das bandas mais bem-sucedidas da geração do metal americano surgida nos anos 1990, o Korn virou sinônimo do gênero nu metal

Ministry + Burton C. Bell (18h)

>> Representante do metal industrial, o americano Ministry toca com a ajuda do vocalista da banda Fear Factory. Um dos momentos mais pesados do evento

Veja o restante da programação e a estrutura do festival na página especial dedicada à festa

Editoria de Arte/Folhapress
Especial Rock in Rio
Especial Rock in Rio

Endereço da página:

Links no texto: