Folha de S. Paulo


Em novo disco, Rod Stewart mergulha de vez na nostalgia

Às vésperas de lançar seu 29º álbum de estúdio, "Another Country", o cantor britânico Rod Stewart, 70, que se apresenta neste domingo (20), no Rio, parece ter mergulhado de vez na nostalgia.

A nova atmosfera de criação surge da ressaca do imenso sucesso comercial que conheceu desde os anos 1980 e que foi renovado pelo pacote de álbuns de reinterpretações de clássicos dos EUA, a partir de 2002 -só estes venderam mais de 20 milhões de cópias.

Se o público gostou, a crítica torceu o nariz e Stewart foi praticamente excluído do seleto grupo que é conhecido como precursor do gênero —Rolling Stones, The Who, etc.

Carlos Barba/Efe
ORG XMIT: 195601_1.tif AL07 ALMERIA 30/05/2008.- El cantante británico Rod Stewart ofrece, esta noche en el palacio de los Juegos del Mediterráneo de la capital almeriense, su único concierto en España dentro de su gira
Rod Stewart em show nas Espanha de sua turnê de 2008

Mas desde 2012 o cantor de ascendência escocesa sinaliza que não quer entrar pra história como uma espécie de "Frank Sinatra do rock", e sim ser lembrado como um de seus principais ícones de origem.

Em "Rod - The Autobiography", Stewart oferece um retrato potente da cena beatnik, mod e roqueira da Londres em que cresceu. A infância marcada por escassez de recursos e excesso de medos da geração pós-Segunda Guerra desemboca numa adolescência rebelde, em que o hoje multimilionário artista não tomava banho e lia o ultraesquerdista "Daily Worker", além de frequentar marchas engajadas, como as Aldermaston, que pediam o desarmamento dos países ricos.

Já no disco "Time", que veio no ano seguinte, Stewart amarrou outras reminiscências dessa época em canções escritas de próprio punho -atividade que tinha abandonado.

"Brighton Beach" evoca suas idas, sem dinheiro no bolso e com uma guitarra na mão, para o litoral inglês, onde os rebeldes de então se encontravam, enquanto "Can't Stop Me Now" relembra sua saga a estúdios para tentar emplacar um hit.

Já "Another Country", que chega no próximo dia 23, será uma continuação desse trabalho, e tem canções sobre o pós-Guerra e a força que o Exército tinha no imaginário de sua geração.

Stewart vem, ainda, desconstruindo algumas mentiras charmosas sobre seu passado, que por muito tempo ele próprio alimentou. Conta, por exemplo, que jamais foi coveiro, como afirma a maioria de suas biografias.

Sim, fez bicos no cemitério Highgate, em Londres, mas apenas medindo sepulturas. Tampouco esteve perto de entrar no estrelado mundo do futebol -fez apenas um teste no obscuro Brentford, e não passou.

Até mesmo um segredo tão bem guardado quanto a receita da Coca-Cola foi revelado pelo cantor: como fazer para ter o mesmo penteado há mais de 45 anos ("única coisa que tenho em comum com a rainha da Inglaterra", brinca). As receitas vão de água com açúcar a posições e movimentos estranhos do corpo para faze-lo secar.

Duas canções do novo álbum já estão lançadas -com vídeos no YouYube, "Love Is" e "Please", e o disco pode ser encomendado pelo iTunes.

ANOTHER COUNTRY
ARTISTA Rod Stewart
GRAVADORA Capitol
QUANTO pré-venda pelo iTunes, por US$ 13,99


Endereço da página: