Folha de S. Paulo


Helena Jobim, irmã de Tom, morre aos 84 anos em Belo Horizonte

A escritora Helena Jobim, irmã de Tom Jobim, morreu na noite de domingo (13), aos 84 anos em Belo Horizonte.

Segundo o portal "G1", Helena morreu em decorrência de problemas nos rins. O hospital Felício Rocho, onde ela estava hospitalizada, não foi autorizado pela família a confirmar a causa da morte nem a dar mais informações sobre o caso. O corpo de Helena foi sepultado às 15h desta segunda (14), no Cemitério da Paz.

Rosana Cacciatore - 29.abr.08/Folhapress
ORG XMIT: 540601_1.tif Helena Jobim (à dir.), irmão de Tom Jobim, ao lado do diretor Nelson Pereira dos Santos no set de filmagem do documentário
Helena Jobim (à dir.), irmão de Tom Jobim, ao lado do diretor Nelson Pereira dos Santos no set de filmagem do documentário "Tom - Um Homem Iluminado"

Autora da biografia "Antônio Carlos Jobim - Um homem iluminado" (1996), publicada pela Nova Fronteira, a irmã era uma das três mulheres fundamentais na vida do maestro —formavam com ela a tríade suas duas mulheres, Thereza e Ana. A história inspirou o documentário "A Luz do Tom" (2013), de Nelson Pereira dos Santos.

Helena publicou os romances "A Chave do Poço do Abismo" e "Clareza 5". Também escreveu a "Trilogia do Assombro", "Recados da Lua" e "Pressinto os Anjos que me Perseguem", pela editora Record.

Venceu o prêmio Destaque em Prosa, da União Brasileira de Escritores em 1993, pelo conjunto de sua obra.


Endereço da página: