Folha de S. Paulo


CRÍTICA

'Entrando Numa Roubada' escapa de humor rasteiro, mas não faz rir

André Moraes é um dos responsáveis pelo divertidíssimo "O Destino de Miguel", redublagem safada feita por seu grupo de amigos (Lázaro Ramos, Wagner Moura e cia.) em cima de cenas do filme "Shakespeare Apaixonado". Sucesso absurdo na internet na década passada. Uma ideia genial.

Boas ideias não faltam a "Entrando numa Roubada", um filme de baixo orçamento e alta pretensão narrativa. No meio desse desequilíbrio, o filme desanda. O resultado é frouxo, e a direção de Moraes parece levar a culpa.

O roteiro mistura três motes que, separadamente, já renderam centenas de produções: filme de assalto planejado, "road movie" e cinema flertando com "reality show". Tudo misturado com um bom argumento: atores rodando um filme de roubos, só que roubando para valer e fugindo da polícia.

Divulgação
Créditos: Divulgação Legenda: Cena do filme
Deborah Secco faz uma 'bad girl' no filme de André Moraes

RITMO E ATUAÇÃO

São duas coisas que derrubam o filme: ritmo e atuação. Nos dois quesitos, há uma contaminação desnecessária de um tanto de histeria. As sequências fluem desordenadamente. A sucessão de trocas de tiros e carros em perseguição acaba cansando.

Os atores são bastante conhecidos e já tiveram momentos melhores e piores no cinema, mas o que fica claro em "Entrando numa Roubada" é que eles estão descontrolados.

Júlio Andrade, com uma filmografia expressiva (como "Serra Pelada"), faz o mais bandido da turma, mas, como atua num tom mais denso, destoa do que deveria ser uma comédia. Falando nisso, a produção é vendida como uma comédia de humor negro. Deveria ser nada escrachada e fazer rir com sutileza. Mas não faz rir.

Lúcio Mauro Filho e Deborah Secco parecem implorar por alguém que possa lapidar os personagens que criaram. Mas ela, de "bad girl", e Marcos Veras, de pastor picareta, ainda são o melhor a ser acompanhado no filme.

Assim, o grande mérito de "Entrando numa Roubada" é escapar do humor rasteiro dessas produções nacionais que parecem programinhas do Multishow levados à tela grande. Mas ainda é pouco. Uma boa ideia que não se concretizou.

ENTRANDO NUMA ROUBADA
DIREÇÃO André Moraes
ELENCO Júlio Andrade, Deborah Secco, Marcos Veras, Lúcio Mauro Filho
PRODUÇÃO Brasil, 2015, 14 anos
QUANDO em cartaz


Endereço da página: